Nesta terça-feira, a partir das 9h, acontece na Universidade Federalista de Pernambuco (UFPE) o “Seminário 100 anos da Poste Prestes”, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Marxistas (Gepmarx) da instituição de ensino. O evento acontece no auditório Dênis Bernardes, no Meio de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no campus Recife. Haverá entrega de certificado e entrada é livre, sem a premência de prévia letreiro.
É preciso formar uma novidade geração de quadros e militantes da esquerda brasileira
A mesa do vez da manhã, a partir das 9h, com o tema “A Poste Prestes: legados de uma poema brasileira”, terá as presenças da historiadora Anita Leocádia Prestes, filha do comandante Luís Carlos Prestes e da militante revolucionária alemã Olga Benário Prestes; e de Roberto Arrais, dirigente do Partido Comunista Brasiliano (PCB) em Pernambuco.
No vez da tarde, a partir das 15h, a mesa “A Poste Prestes e a Revolução Brasileira” tem uma vez que debatedores o historiador e comunicante Jones Manoel, liderança do movimento para a construção do Partido Comunista Brasiliano Revolucionário (PCBR), fruto de um racha do PCB; e Geraldo Barbosa, presidente da Associação Memorial Luiz Carlos Prestes.
A Poste Prestes
A Poste militar liderada pelos jovens tenentes Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes marchou por 25 milénio quilômetros ao longo de dois anos (de 1925 a 1927), denunciando as mazelas do Brasil e criticando os governos de Artur Bernardes e Washington Luís, dois dos presidentes da República no período da política do moca com leite, quando as oligarquias de São Paulo (ligadas à produção de moca) e de Minas Gerais (leite) se alternavam no poder.
Manadeira: BdF Pernambuco
Edição: Vinícius Sobreira