Um varão de 48 anos foi recluso na manhã deste domingo (24) em seguida protagonizar uma perseguição cinematográfica pelas ruas de São Paulo. O incidente começou na Marginal Tietê, na profundeza da Barra Fundíbulo, Zona Oeste, quando o motorista fugiu de um bloqueio policial, e só terminou no bairro dos Jardins, Zona Sul..
A fuga, que durou murado de 30 minutos, envolveu dezenas de viaturas e foi marcada por cenas de cume risco, com o suspeito dirigindo na contramão, invadindo calçadas e cruzamentos movimentados. Ninguém ficou ferido.
Imagens registradas por câmeras corporais dos policiais mostram o veículo avançando sobre canteiros e “ilhas” nas vias, desrespeitando semáforos e quase colidindo com outros carros.
Publicidade
De convénio com a Polícia Militar (PM), em manifesto momento, o suspeito invadiu o trajectória de uma corrida de rua no Parque Ibirapuera, forçando pedestres e atletas a saírem às pressas do caminho para evitar atropelamentos.
Blitz contra motoristas embriagados
Ainda segundo a PM, o início da perseguição aconteceu quando o varão decidiu não respeitar a ordem de paragem durante uma blitz de fiscalização contra motoristas embriagados quando o veículo do varão, um Fiat Uno vermelho, foi abordado. O teste do bafômetro indicou a presença de álcool e ele decidiu fugir, dando início à perseguição.
As imagens também mostram a movimentação frenética de viaturas, que chamaram a atenção de moradores e motoristas. O trajeto caótico incluiu algumas das principais vias da cidade, uma vez que Avenida Paulista, Avenida Brasil e Marginal Tietê.
A operação mobilizou equipes de diversos batalhões, incluindo o 2º Batalhão de Polícia de Trânsito, BAEP, Batalhão de Choque e o base leviano do helicóptero Águia, que ajudou a coordenar as ações em solo.
Final da perseguição
A perseguição só terminou quando as viaturas cercaram o Fiat Uno em uma rua estreita, bloqueando a rota de fuga. Depois ser impedido, ele foi submetido novamente ao teste de bafômetro, que registrou 0,73 mg/L de álcool, quase o duplo do limite permitido por lei – e que renderia a ele uma multa de trânsito.
Segundo a PM, o varão, que apresentava claros sinais de embriaguez, foi recluso em flagrante e levado ao 14º Província Policial, onde foi autuado por embriaguez ao volante e subversão.