Treze cidades de Minas Gerais enfrentam sérios impactos das chuvas intensas deste ano, com a Coordenadoria Estadual de Resguardo Social (Cedec) divulgando, neste domingo (24), que 140 pessoas foram desabrigadas e 293 desalojadas devido às fortes precipitações. As cidades que decretaram situação de emergência são:
- Brasópolis
- Galiléia
- Mendes Pimentel
- Rochedo de Minas
- Guaranésia
- Uberaba
- Tapira
- Mentor Pena
- Alfenas
- Carlos Chagas
- São José da Safira
- São Geraldo do Baixio
- Franciscópolis
Em um trágico incidente relacionado ao temporal, a Resguardo Social confirmou a primeira morte por afogamento no estado. A vítima, Jhei Soares Martins, de 28 anos, foi arrastada pela enxurrada em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, posteriormente transpor de seu coche, que estava sendo inundado, e ser atingida por outro veículo. Ela foi levada pela correnteza e não resistiu. O acidente ocorreu durante a madrugada, e o Corpo de Bombeiros chegou a tentar resgatar a vítima.
Apesar da tragédia, a Cedec informou que a situação em Uberlândia está sob controle, com os serviços essenciais — uma vez que vigor elétrica, provimento de chuva, telefonia e internet — em funcionamento. Ou por outra, não há registro de comunidades ilhadas ou rodovias obstruídas na região.
Publicidade
O tempo segue instável no estado, principalmente na Grande Belo Horizonte e em outras áreas de Minas Gerais, com a previsão de chuvas isoladas a partir da tarde de hoje. A temperatura mínima foi registrada em 13,6°C e a máxima estimada é de 27°C. O clima segue instável devido a um cavo meteorológico, uma circulação de ventos a 5 milénio metros de altitude que favorece a formação de nuvens carregadas e provoca precipitações fortes.
Manadeira/Créditos: Publicação Brasil
Créditos (Imagem de capote): @defesacivilbh