A dominante vitória de George Russell e a dobradinha da Mercedes com o segundo lugar de Lewis Hamilton no GP de Las Vegas, na madrugada deste domingo, foram eclipsadas pela grande estrela do termo de semana – Max Verstappen, o mais novo tetracampeão da F1. Quinto posto na corrida, o holandês da RBR garantiu seu título com duas etapas de antecedência. Carlos Sainz completou o pódio da prova, em terceiro lugar.
Max cruzou a traço de chegada na mesma posição em que largou: quinto lugar. Entretanto, chegou a ocupar a vice-liderança e também o terceiro lugar, na metade final da disputa, até ser superado pelas Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc. Aumentando sua vantagem na tábua em um ponto, ele contou com a prova morna do rival Lando Norris, que não conseguiu ir além do sexto lugar.
Agora o quarto maior vencedor da história da F1, o holandês igualou Sebastian Vettel, até logo a maior estrela na história da RBR e possuinte dos primeiros quatro títulos da equipe austríaca. O mais novo tetracampeão também coloca seu nome ao lado de Alain Prost, igualando o ex-piloto gálico.
Publicidade
A McLaren ainda pode ser campeã de construtores pela primeira vez em 26 anos: o time segue líder do Mundial de equipes, com 608 pontos: são 24 pontos a mais que a vice-líder Ferrari. A diferença para a terceira colocada RBR subiu de 49 para 53 pontos.
Hamilton voltou ao pódio depois sete corridas de jejum, desde seu triunfo na Bélgica em julho. Ele e Russell, que faturou sua segunda vitória de 2024 e a terceira da curso, conquistaram juntos a 60ª dobradinha da história da Mercedes.
- George Russell (Mercedes)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Carlos Sainz (Ferrari)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Max Verstappen (RBR)
- Lando Norris (McLaren)*
- Oscar Piastri (McLaren)
- Nico Hulkenberg (Haas)
- Yuki Tsunoda (RB)
- Sergio Pérez (RBR)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Kevin Magnussen (Haas)
- Guanyu Zhou (Sauber)
- Franco Colapinto (Williams)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Liam Lawson (RB)
- Esteban Ocon (Alpine)
- Valtteri Bottas (Sauber)
Alexander Albon (Williams) – ABANDONOU
Pierre Gasly (Alpine) – ABANDONOU.
A largada
Russell conseguiu contornar a primeira curva na liderança sem grandes ameaças, mas Sainz e Gasly não tiveram a mesma sorte, sendo ultrapassado por Leclerc ainda nos metros iniciais. Houve poucas mudanças no restante do grid, exceto por Magnussen, originalmente 12º, perdendo três posições e sendo superado por Zhou, Lawson e Alonso, e Pérez caindo de 15º para 16º.
Garantindo o título mesmo sem a vitória
Embora a vitória liquidasse de vez o campeonato, Verstappen ainda tinha a seu obséquio uma série de resultados – contanto que Norris não descontasse mais que três pontos dele. Por isso, não foi preciso forçar mais que o necessário exceto pelas manobras sobre Gasly, Leclerc e Sainz em dez voltas rumo à vice-liderança.
Leclerc e Norris abriram a janela de pit stops na volta dez; Max fez sua troca duas voltas depois e não demorou a restabelecer sua posição original, cedida pelo colega da RBR e vice-líder provisório Pérez. A partir daí, ele não virou tempos tão competitivos e a diferença para o líder Russell foi crescendo. O holandês fez o segundo pit stop na 28ª volta, repetindo a estratégia com os pneus duros.
O holandês voltou para a pista na frente de Hamilton, cuja estratégia o havia ajudado a superar as Ferraris; Max foi ultrapassado pelo veterano na 31ª volta. A oito giros para o termo, foi a vez de Sainz passar o piloto da RBR pela última vaga do pódio. Duas voltas depois, Verstappen também acabou ultrapassado por Leclerc, mas ainda assim, garantiu a vantagem que necessitava no campeonato.
Norris muito que tentou; o britânico da McLaren visitou os boxes na penúltima volta para colocar os pneus macios e fazer a volta mais rápida. Mas porquê ele não conseguiu seguir para além da sexta colocação, o ponto extra não foi suficiente para evitar o match point de Verstappen.
Russell faz prova segura
Russell não conseguiu terebrar uma larga intervalo para Leclerc nas cinco primeiras voltas e chegou a ser ultrapassado, mas conseguiu repelir o rival e, a partir daí, erigir uma vantagem sólida apesar das mudanças nas posições adjacentes.
O britânico fez seu primeiro pit stop na 12ª volta e só perdeu a posição, de forma temporária, para o colega Hamilton. Recuperou-se três giros depois e não saiu mais da ponta mesmo parando uma segunda vez na 33ª volta. Sua vantagem chegou a 10s sobre os pilotos que se revezaram na vice-liderança, porquê Leclerc, Pérez, Verstappen e, por termo, seu companheiro da Mercedes.
Hamilton foi de décimo ao segundo lugar
Hamilton levou nove voltas para deslanchar, depois de manter-se em décimo na largada: primeiro, passou Hulkenberg e Piastri. Ele foi um dos últimos a fazer seu pit stop na primeira janela, na volta 14; retornou à pista em nono lugar e chegou a se queixar com a Mercedes, mas conseguiu lucrar três posições nos três giros seguintes.
O heptacampeão subiu mais uma colocação quando Pérez parou, e não demorou a aproximar-se de Leclerc. Porém, só conseguiu chegar perto, de indumentária, na 28ª volta: neste momento, a Ferrari pediu que seu piloto de Mônaco e Sainz invertessem as posições.
Em seguida, tanto Sainz quanto Hamilton cruzaram a traço dos boxes juntos, mas o espanhol voltou ao traçado no último segundo enquanto o heptacampeão prosseguiu com a troca ao mesmo tempo que Verstappen; a escuderia italiana justificou não estar pronta para o pit stop.
O piloto da Mercedes reapareceu em sexto lugar detrás do holandês da RBR – e ambos ganharam posições com as trocas de Sainz e Norris. No 32º giro, Lewis passou Max na pista; quando Leclerc foi para os boxes, ele assumiu de vez a vice-liderança da corrida.
Natividade/Créditos: Mundo
Créditos (Imagem de envoltório): Foto: Mark Thompson/Getty Images