PT intensifica críticas a Bolsonaro nas redes sociais posteriormente indiciamento por suposto projecto de golpe”
Desde o indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federalista por suposto projecto de golpe de Estado, o Partido dos Trabalhadores (PT) intensificou suas publicações na rede social X (idoso Twitter) direcionadas a críticas ao ex-presidente. Entre quinta-feira (21) e sábado (23), a conta solene do PT publicou 37 vezes, sendo 15 delas sobre Bolsonaro ou seus aliados.
Críticas e Provocações ao Ex-Presidente
Uma das primeiras postagens retomou uma frase famosa de Bolsonaro: “Grande dia”, acompanhada de um emoji de joinha, utilizada de forma irônica para comentar o indiciamento.
Em outra publicação, o partido afirmou que o indiciamento do ex-presidente e de seus aliados “abre caminho para que todos venham a remunerar na Justiça pelos crimes que cometeram contra o Brasil e a democracia”.
O PT também direcionou mensagens aos apoiadores de Bolsonaro, conhecidos uma vez que “patriotas”:
“Patriota de verdade apoia a democracia e não cola com golpista.”
Outras postagens incluíram imagens do perfil de Bolsonaro em preto, com linhas vermelhas formando uma grade, simbolizando uma prisão.
Poucas Menções a Lula
Enquanto as críticas a Bolsonaro dominaram as postagens, as publicações sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram consideravelmente menores e se concentraram em temas pontuais. Entre elas, destacaram-se:
- Uma entrevista concedida por Lula à TV chinesa CCTV;
- Uma postagem sobre a silabário “Mulheres no G20”, apresentada durante o evento que reuniu líderes mundiais no Brasil.
Enfoque Estratégico
A preferência do PT por mencionar Bolsonaro em vez de ressaltar as ações de Lula nas redes sociais reflete uma estratégia de notícia que visa manter o foco nos desdobramentos do indiciamento, além de substanciar críticas à oposição.