Em resposta aos democratas que apelidaram o bilionário Elon Musk de “presidente” devido ao seu proporção de influência no governo, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o magnata nunca será superintendente do Executivo, pois nasceu na África do Sul. – Não, ele não vai ser presidente, isso eu posso te proferir. E eu estou seguro, você sabe por quê? Ele não pode. Ele não nasceu neste país – apontou o republicano.
A fala ocorreu durante um comício em Phoenix, no Arizona, neste domingo (23), em seguida democratas insinuarem que Musk estaria “tomando o controle da Presidência”, um tanto que Trump negou, embora ressalte que queira racontar com a taxa de Musk em seu governo. – Sabor de estar escoltado de gente inteligente – adicionou o republicano.
Musk nasceu na África do Sul, e seu naturalizou uma vez que cidadão estadunidense em 2002, país onde reside há anos. Entretanto, uma vez que indicou Trump, a Constituição dos Estados Unidos estabelece que somente cidadãos natos, ou seja, que de indumento nasceram no país, podem concorrer à Vivenda Branca.
A regra é um empecilho para os admiradores de Trump que gostariam que Musk o sucedesse nas próximas eleições presidenciais. Vale lembrar que, no país norte-americano, pessoas que já ocuparam a Presidência duas vezes não podem voltar a se candidatar ao função, portanto, os republicanos precisarão encontrar um novo nome que represente seus ideais no próximo pleito.
Musk foi convidado por Trump a ajudá-lo em seu procuração, tendo sido incumbido de uma missão extragovernamental para desregular e reduzir gastos públicos. Esta semana, ele foi fundamental, junto de Trump, para influenciar o Congresso a derrubar um conciliação bipartidário que previa a ininterrupção do financiamento do atual governo por meio do projeto de lei orçamentária.
Diante do ocorrido, democratas acusaram os republicanos de cederem à pressão de um bilionário não eleito sem experiência no governo.
Claramente conservador em muitos temas políticos, Musk fundou a operário de carros elétricos Tesla, a operário de sistemas aeroespaciais SpaceX e a empresa de infraestrutura e construção de túneis, Boring Company. Atualmente, ele é também proprietário do X, macróbio Twitter, rede social que ele comprou no ano de 2022. Informações Pleno News