O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), participou na manhã da última sexta-feira, 20 de dezembro, da entrega dos primeiros 100 quilômetros duplicados da BR-163, no Posto Gil, em Diamantino, Mato Grosso.
Gilmar, proveniente de Diamantino e irmão do prefeito eleito do município, Chico Mendes, esteve ao lado de diversas autoridades locais, uma vez que o senador Wellington Fagundes (PL), o deputado estadual Júlio Campos (União), e o governador Mauro Mendes (União).
O ministro também confirmou que retornará ao estado para a posse de seu irmão no próximo dia 1º de janeiro de 2025. Durante o evento, Gilmar Mendes fez questão de elogiar o governador Mauro Mendes, que substituiu o padrão de privatização da rodovia. “Caminhamos inicialmente para a privatização que tinha oferecido inverídico e o governo de Mato Grosso, graças a sua potência, pode propor a estatização, o que deu perceptível graças a uma complexa engenharia institucional”, afirmou. Gilmar também tratou da valimento do que chamou de “credibilidade na política pública”.
“Cá houve uma mudança de cultura”, disse, relatando o ceticismo popular em relação ao asfaltamento da BR-163.
“Eu me lembro de piadas que diziam, tipo, ‘eu vou desfilar nessa 364 nu’. Eu não sei se as pessoas depois andaram sem roupa lá. Ou outros diziam ‘eu vou decorrer esse asfalto’. Todo esse ceticismo que se espraia na população diante de promessas que não são cumpridas. Acredito, governador, e repito cá as palavras do meu companheiro Bruno Dantas, que essa história de sucesso do Mato Grosso precisa ser contada fora do Mato Grosso”, disse.
O ministro também exaltou o padrão adotado em Mato Grosso e o classificou uma vez que um exemplo a ser seguido por outros estados.
“Mato Grosso é o Brasil que dá perceptível. Esse exemplo precisa ser relatado fora do Mato Grosso”, acrescentou.
Ministro do STF inaugurando obra de governo ? Porquê assim? pic.twitter.com/NUu0b9jPes
— Jornal da Direita Online 🇧🇷🇮🇱 (@JornalBrasilOn2) December 23, 2024