George Russell colocou a Mercedes na pole do GP de Las Vegas, na madrugada deste sábado (23), enquanto Max Verstappen se aproximou mais do quarto título sucessivo de Fórmula 1 ao se qualificar primeiro de Lando Norris.
O holandês da Red Bull, que manterá a grinalda de vencedor mundial com duas rodadas de antecedência se vencer Norris na madrugada de sábado (23) para domingo (24), garantiu o quinto lugar no grid, com o rival da McLaren em sexto.
“Ainda estamos na frente da McLaren, o que para mim é uma surpresa, mas estou muito feliz com o desempenho da classificação e com minhas voltas”, disse Verstappen.
Norris precisa marcar três pontos a mais que o piloto holandês para continuar na recontro pelo título no Espiolhar, no próximo término de semana.
“Farei tudo o que puder. Não vou desistir até o término, mesmo que a chance seja extremamente pequena”, disse Norris, cuja equipe também corre o risco de perder terreno para a Ferrari no Campeonato de Construtores.
Carlos Sainz, da Ferrari, juntou-se a Russel na primeira fileira, com Pierre Gasly, da Alpine, surpreendentemente em terceiro lugar, e Charles Leclerc, da Ferrari, em quarto.
Russell, que conseguiu a terceira pole da temporada e a quarta da curso, estava na liderança provisória posteriormente as primeiras voltas rápidas, mas deixou o melhor para o final enquanto outros foram mais rápidos em uma pista em evolução.
O tempo de pole de 1 minuto e 32,312 segundos foi 0,098 mais rápido que Sainz, que havia melhorado marca anterior de Leclerc.
“Eu sabia que, chegando àquela última volta do Q3, essa seria a que contaria, não importa o que acontecesse antes”, disse Russell, que foi o mais rápido no treino final posteriormente roçar no muro na primeira tentativa.
“Tive um momento ruim. Tivemos que trocar minha asa vanguarda. Houve um momento em que pensei que não conseguiríamos. Às vezes, você tem que colocar isso na mesa. Eu estava esperançoso em mim mesmo e sabia que, se fizesse uma volta limpa, estaria na primeira fileira”, assegurou.
Yuki Tsunoda se classificou em sétimo pela RB, com o companheiro de equipe de Norris, Oscar Piastri, em oitavo, e Nico Hulkenberg, em nono, pela Haas.
O heptacampeão mundial Lewis Hamilton se classificou em 10º depois de ser o mais rápido nos treinos da madrugada de quinta (21) para sexta-feira (22).
O piloto da Mercedes avaliou mal a primeira tentativa e saiu da pista antes de ter a segunda cancelada por ultrapassar os limites do trajectória.
“É realmente decepcionante, pois definitivamente tínhamos ritmo para a pole position”, disse Hamilton.
O companheiro de equipe de Verstappen, Sergio Perez, com um lugar na Red Bull cada vez mais questionado, continuou a sequência de maus resultados e vai largar em 16º.
Perez não marca um ponto desde o GP dos Estados Unidos, em Austin, no mês pretérito, o que vem afetando duramente a Red Bull, terceira na classificação de Construtores.
“Inacreditável… Não consegui encontrar aderência”, disse o mexicano pelo rádio posteriormente ser informado de que estava fora.
Ambos os Aston Martins não passaram do Q1, com Lance Stroll conseguindo exclusivamente uma volta rápida depois que os mecânicos correram contra o relógio para trocar o pacote do sistema de recuperação de virilidade (ERS) do sege.
O novato prateado Franco Colapinto aumentou a já subida conta de reparos da Williams ao espancar poderoso no muro na classificação pela segunda corrida consecutiva. O piloto de 21 anos vai precisar passar por exames médicos antes de ser liberado para passar.
O acidente no final do Q2, que deixou destroços espalhados pela pista e atrasou a sessão, foi o sexto em três corridas para uma equipe de quem encarregado James Vowles estimou o dispêndio em mais de US$ 3 milhões.
O GP de Las Vegas está previsto para encetar às 3h deste domingo (23).