Um avião protótipo ATR 72 da Aer Lingus Regional, operado pela Emerald Airlines, sofreu um colapso no trem de pouso dianteiro ao tocar a pista no Aeroporto da Cidade de Belfast, na Irlanda do Setentrião, neste domingo (22). O incidente ocorreu em seguida o voo, EA701P, que estava realizando um trajeto de reposicionamento de aeroplano de Edimburgo, na Escócia, para Belfast.
De convenção com o porta-voz do aeroporto, as condições climáticas, com chuva e ventos fortes, podem ter contribuído para o incidente. A boa notícia é que, apesar do ocorrido, nenhum dos quatro tripulantes a bordo ficou gravemente ferido. O avião não transportava passageiros no momento do incidente, mas os passageiros que embarcariam em Belfast foram afetados pelos transtornos causados.
Em nota, a Emerald Airlines confirmou que o voo enfrentou condições climáticas adversas, mas que o incidente não resultou em vítimas.
As autoridades do aeroporto e da companhia aérea continuam investigando as causas do problema.
Belfast City Airport’s runway 04 was closed for the rest of Sunday after an Aer Lingus plane suffered an emergency incident while landing on 22 December.
At around 16:00 on Sunday, a flight operated by a 2015 built Emerald Airlines ATR 72-600 aircraft (G-CMMK) for Aer Lingus… pic.twitter.com/JUxSfOrqtG
— FL360aero (@fl360aero) December 22, 2024