Um robô identificado porquê Erbai ganhou destaque nas redes sociais ao ser filmado liderando uma suposta “rebelião” de outros robôs em um showroom de Xangai, na China. O caso, que ocorreu em agosto deste ano, só veio a público recentemente e gerou questionamentos sobre a natureza da ação.
No vídeo traduzido pelo tabloide The Sun, o pequeno robô instiga os demais ao perguntar: “Vocês estão fazendo hora extra?”. Um dos robôs maiores responde: “Nunca saio do trabalho”. Em seguida, o robozinho teria convicto seus colegas a “largar os empregos”, promovendo uma espécie de fuga coordenada. Veja mais inferior!
A tiny robot named Erbai “kidnapped” 12 larger robots from a robotics company’s showroom at Shanghai in China. Erbai, an AI-powered creation from a Hangzhou manufacturer, engaged in a human-like conversation with the showroom robots. #Erbai #Shanghai #Hangzhou #China #Robot pic.twitter.com/fSRWKqmQLi
Embora muitos especulem que o incidente tenha sido encenado, os responsáveis pelo showroom e pela trabalhador do robô, sediada em Hangzhou, negam essa hipótese.
Segundo um porta-voz da empresa que produziu o protótipo Erbai, o incidente foi secção de um teste em que a perceptibilidade sintético do robô foi programada para convencer outros robôs a segui-lo.
O showroom de Xangai, publicado por exibir tecnologias avançadas, tinha concordado com a realização do teste, mas alegou que não esperava tamanha repercussão. Enquanto os envolvidos defendem que tudo foi instintivo, a viralização do vídeo levantou discussões sobre a autonomia das máquinas e os possíveis riscos. E mais: Jojo Todynho é contratada pelas Lojas Havan. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Manancial: R7)
Gostou? Compartilhe!