Em agosto, o e-commerce brasiliano registrou uma queda de 5,8% no tráfico. O totalidade de acessos foi de 2,5 bilhões.
Essa foi a quarta queda consecutiva do ano. Os dados são do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, feito pela Conversion.
Por outro lado, alguns setores conseguiram se evidenciar, apesar dessa retração. Cosméticos (+1,6%), Joias e Relógios (+0,7%) e Esportes (+0,4%) foram os únicos que registraram desenvolvimento no período.
Prolongamento contínuo dos cosméticos
O setor de cosméticos liderou o desenvolvimento entre os 18 setores analisados. As plataformas de formosura e perfumaria registraram desenvolvimento por cinco meses consecutivos.
Entre abril e agosto de 2024, o tráfico do setor de cosméticos aumentou 10,1%. Nesse período, o segmento conquistou 9,6 milhões de novos visitantes.
Aliás, o número totalidade de acessos chegou a 104,3 milhões em agosto.
Esse desenvolvimento é um revérbero da expansão do setor de cosméticos no Brasil. Em 2023, a indústria teve seu melhor desempenho. Segundo a Abihpec, a balança mercantil do setor registrou um superávit de US$ 80,8 milhões.
O Brasil é o terceiro maior mercado de produtos de higiene pessoal e cosméticos no mundo.
Esse consumo está ligado ao autocuidado e à influência das tendências nas redes sociais.
Líderes no mercado de cosméticos
A marca Farmacêutico é a líder de acessos no setor de cosméticos. A empresa representa 22,1% do tráfico consolidado.
Em agosto, o site teve um desenvolvimento de 8,3% e alcançou 23 milhões de acessos. Nos últimos cinco meses, o site cresceu 4,6%, consolidando sua posição entre os 30 maiores e-commerces do país.
A Natureza, concorrente direta do Farmacêutico, registrou o maior desenvolvimento mensal. Em agosto, a marca teve uma subida de 16%, com 17,2 milhões de acessos.
Entre abril e agosto, a Natureza conseguiu 3,8 milhões de novos visitantes. O desenvolvimento nesse período foi de 28,7%.
A Avon também se destacou, com um aumento de 15% em agosto. O site atraiu 2,7 milhões de novos visitantes. A marca continua ganhando espaço no e-commerce.
Tendências de mercado
A Eudora, outra marca do Grupo Farmacêutico, voltou ao top 3 do setor.
Em agosto, a marca cresceu 6%, com 9 milhões de acessos.
Por outro lado, a Venustidade na Web, também do Grupo Farmacêutico, teve uma queda de 10%.
Nos últimos cinco meses, a Eudora expandiu 5%, enquanto a Venustidade na Web perdeu 2,7% em acessos.
Preferência pelo celular
A maioria dos acessos aos e-commerces de cosméticos é feita por celulares. Tapume de 74% do tráfico é realizado via dispositivos móveis.
Aliás, 14% dos acessos ocorrem por aplicativos e 12% por desktops.
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