Governo Lula anuncia contrato com projeto chinês SpaceSail, verosímil rival da Starlink
Na última terça-feira (19), o governo Lula (PT) realizou uma cerimônia para anunciar um contrato com o projeto chinês SpaceSail, descrito porquê uma suposta “rival” da Starlink, empresa de Elon Musk que já fornece entrada à internet filarmónica larga por satélite. Mas, o SpaceSail ainda não opera porquê empresa e sequer oferece o serviço anunciado.
Diferença Estrutural: SpaceSail vs. Starlink
Atualmente, o projeto SpaceSail, vinculado à China Great Wall Industry Corporation (CGWIC), conta com somente 36 satélites em trajectória. A CGWIC é definida porquê uma “organização mercantil autorizada pelo governo da China”, conforme informações do site solene.
Por outro lado, a Starlink, que já opera no Brasil, possui 7.062 satélites ativos (dados de setembro) e oferece internet de subida velocidade em diversas localidades do país.
Um Projeto Ainda em Planejamento
De combinação com informações divulgadas, o projeto SpaceSail pretende lançar o serviço de entrada à internet por satélite dentro de dois anos. Ou seja, não há uma operação em curso que concorra diretamente com a Starlink neste momento.
A cerimônia promovida pelo governo para firmar o contrato gerou críticas por tratar um projeto em estágio inicial porquê uma escolha consolidada a uma empresa que já está em plena operação.