Destruída pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, a ponte do Rio Caí, que liga as cidades de Novidade Petrópolis e Caxias do Sul, será entregue neste sábado (21) pelo ministro dos Transportes, Renan Fruto, e o ministro da Secretaria de Notícia da Presidência da República, Paulo Pimenta. A estrutura, que teve o investimento de R$31 milhões, será tapume de um metro mais subida que a anterior, com 180 metros de extensão e 13 metros de largura.
Em maio, a força da chuva danificou a estrutura da ponte, e segmento dela acabou colapsando, bloqueando totalmente a passagem para o trânsito de pedestres e veículos. Já em junho, o DNIT (Departamento Vernáculo de Infraestrutura de Transportes) demoliu a construção e deu início ao novo empreendimento.
Com os danos causados na ponte, uma estrutura provisória chegou a ser instalada, o que possibilitou o término da interrupção da BR-116 enquanto as obras da construção definitiva estavam em curso.
Outras ações
Nesta quinta-feira (19), o governo federalista publicou um decreto que cria a Lar de Governo no estado do Rio Grande do Sul, que visa promover a interlocução entre as esferas federalista e regional, além de monitorar a reconstrução do estado depois as enchentes.
Enchentes no Rio Grande do Sul
Em uma das maiores tragédias climáticas do Brasil, as enchentes no Rio Grande do Sul atingiram mais de 96% dos municípios do estado, deixando 183 mortos e quase 2,4 milhões de afetados.
O volume da chuva, que se estendeu por mais de 10 dias, destruiu casas, rompeu barragens e afetou o fornecimento de chuva e pujança. Segundo a Confederação Vernáculo dos Municípios, o sinistro causou um prejuízo de R$ 12,8 bilhões ao estado, sendo o setor habitacional o mais prejudicado.