O Brasil deve atingir, entre o término de 2026 e o início de 2027, a marca de 1 milhão de veículos elétricos vendidos. O oferecido foi obtido no estudo Jornada de Compra de Veículos Elétricos no Brasil, elaborado pela consultoria Dados X para a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa).
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O levantamento, de negócio com o portal Inside EVs, revela que o país está em transição entre os grupos de “inovadores” e “adotantes iniciais”, de negócio com o protótipo de disseminação de inovações criado pelo sociólogo Everett Rogers.
Neste protótipo, são estudados detalhes de uma vez que o produtos inovadores se espalham e são percebidos pelos consumidores. Isso contribui com a estratégia de vendas, por possibilitar um maior conhecimento de cada segmento.
Confiabilidade dos veículos elétricos
Até 2024, foram vendidos aproximadamente 400 milénio veículos elétricos no país. A projeção é que, a partir de 2027, o Brasil entre na período da “maioria inicial”, quando a tecnologia passa a ser adotada em maior graduação. O progresso vem depois de expansão da infraestrutura de recarga, aumento da produção pátrio e maior variedade de modelos no mercado.
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O estudo mostra ainda mudanças no perfil de consumo. O público tem estimado fatores uma vez que dispêndio de manutenção, eficiência energética e impacto ambiental na hora da compra. Também cresce a percepção de confiabilidade dos modelos elétricos.
Em 2024, o país registrou, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), 177 milénio veículos elétricos emplacados, subida de 91% em relação ao ano anterior.
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