Firewall que impede o chegada a servidores estrangeiros fez os chineses desenvolverem ecossistema próprio de plataformas
Uma combinação de políticas governamentais, controles tecnológicos e estratégias de segurança vernáculo fizeram a China empregar o chamado “Grande Firewall”, que bloqueia servidores de sites estrangeiros. Uma das consequências dessa política é que os chineses têm chegada restrito às redes sociais que dominam o cotidiano brasiliano e de grande segmento do mundo ocidental, mas isso não quer expressar que eles não utilizem redes sociais.
A China é o país com o maior número de usuários de redes sociais no mundo. Segundo o relatório semestral da Tencent, a dona do Wechat –rede social que combina mensagens de texto, fotos e serviços financeiros–, a plataforma reúne tapume de 1,3 bilhão de usuários ativos por mês, sendo a grande maioria de aparelhos chineses. Eis a íntegra do relatório (PDF – 3 MB, em inglês).
Nem todas as redes sociais do país são estatais, mas todas as plataformas estão sujeitas às regulamentações do país. É difícil fazer comparações diretas entre os aplicativos chineses e os ocidentais, pois as plataformas se desenvolveram de maneiras diferentes ao longo dos anos e apresentam funcionalidades que podem distanciar uma provável verificação. Apesar disso, ainda é provável traçar algumas semelhanças entre os aplicativos. Leia inferior alguns comparativos:
O WeChat, também espargido porquê Weixin, é similar ao WhatsApp e ao Telegram, pois tem porquê sua principal finalidade a troca de mensagens entre os usuários. Além de permitir uma maior conectividade entre pessoas para organizar encontros ou negócios, o aplicativo do governo chinês também se popularizou com seu serviço de pagamento via QR Code.
Na China, a maior segmento das transações em comércios porquê lojas e mercados é feita por meio de aplicativos de pagamento. O principal deles é o WeChat. Muro de 95% dos usuários de internet na China utilizam a plataforma.
Página de pagamentos do Wechat
O Weibo é uma plataforma similar ao X (ex-Twitter). Também possui um mecanismo de “seguir” e uma limitação de caracteres por postagem, assim porquê a rede social de Elon Musk tinha no pretérito. Hashtags são usadas para aumentar o alcance de publicações e há a funcionalidade do “retweet”, quando se faz um glosa sobre outro post.
Assim porquê o X, o Weibo também tem seu marketplace e uma lista de “trending-topics” que mostra os assuntos mais comentados do momento. Atualmente, a rede tem tapume de 600 milhões de usuários registrados e uma média mensal de 250 milhões de usuários ativos.
Página de ingressão do Weibo
DOUYIN
O Douyin é o TikTok na China –tem o mesmo design e funcionalidades. Resultado da ByteDance –dona do TikTok e que enfrenta pressão dos Estados Unidos para vender suas operações no país–, a plataforma de vídeos curtos pode ser comparada também com os reels do Instagram. Tem mais 750 milhões de usuários ativos por mês.
O símbolo do TikTok que parece um “D” se refere ao nome em chinês “Douyin”
REDNOTE
O RedNote é uma mistura de Instagram e Pinterest. Conhecida na China porquê Xiaohongshu (que pode ser traduzido porquê “Pequeno Livro Vermelho”), a plataforma permite o compartilhamento de vídeos curtos, fotos, mensagens de texto e a realização de lives.
O RedNote também possibilita o compartilhamento de análises de produtos, além de conteúdos relacionados a estilo de vida, tendência e viagens. A rede social teve uma enxurrada de acessos nos EUA em janeiro deste ano quando o TikTok estava na iminência de ser suspenso no país.
Homepage do RedNote
Bilibili
O Bilibili é a plataforma de vídeos on-line que mais se assemelha ao YouTube na China. Assim porquê no site norte-americano, é provável acessar diferentes conteúdos –de vídeos curtos a longos. Mas a plataforma chinesa tem uma presença mais possante no streaming do que sua rival no poente. Atualmente, tem tapume de 350 milhões de usuários ativos mensais.
Página de ingressão do Bilibili na internet
TANTAN
É o principal aplicativo de namoro na China e pode ser comparado ao Tinder. Tem uma mecânica de escorregar para direita (curtir) ou esquerda (rejeitar) ao buscar um match. Privilegia quem assina o serviço para prometer benefícios porquê mensagens ilimitadas e super likes. Tem tapume de 100 milhões de usuários ativos.
Homepage do Tantan
https://www.poder360.com.br/poder-tech/conheca-as-redes-sociais-chinesas-e-suas-equivalentes-no-brasil/ / Manadeira/Créditos -> Poder 360