O estado de São Paulo teve 1.201 registros de casos de estupro em fevereiro de 2025. O número representa um recorde para o mês na série histórica, com início em 2001, ou seja, em 24 anos. O índice também é o maior desde 2018, quando o delito passa a ser investigado por ação pública incondicional, independente da vontade da vítima, conforme a Folha de S. Paulo.
Conforme as informações da base de dados da Secretaria Pública de São Paulo, houve um aumento de 20,7% com relação ao mesmo período do ano pretérito, no qual foram registrados 995 casos. Antes disso, fevereiro com o maior número de ocorrências deste tipo havia sido em 2023, em que houve 1.110 registros.
Ao todo, entre janeiro e fevereiro deste ano, foram contabilizados 2.487 casos de estupro, apontando um aumento de 13,5% com relação ao mesmo período de 2024, com registros de 2.191 casos.
Publicidade
Todos esses números levam em conta crimes de estupro e estupro de vulnerável. Somente com relação a esse último delito, São Paulo teve registro de 1.889 casos, o que corresponde a mais da metade do totalidade.
Conforme divulgado pela SSP, a delegada coordenadora das Delegacias de Resguardo da Mulher (DDMs), Adriana Liporoni, afirma que esse aumento pode valer que as pessoas estejam sendo encorajadas a denunciar, “o que é de extrema valia para o enfrentamento do delito”.
“Esse é nosso esforço, porque ainda sabemos que muitos casos são subnotificados. O aumento das estatísticas, muitas vezes, não reflete um incremento da violência, mas, sim, um progressão na coragem das vítimas em denunciar. Mormente nos casos de estupro de vulnerável, temos percebido que muitas vítimas hoje são ouvidas com mais reverência e protecção, o que encoraja outras a se manifestarem”, explicou.
Ainda segundo a SSP, o estado possui 141 DDMs, sendo a região com o maior número de delegacias especializadas em violência de gênero no mundo. Em 2024, as DDMs realizaram 10,6 milénio prisões e instauraram mais de 98 milénio inquéritos (11% a mais que em 2023). Nos últimos dois anos, 473 novos policiais civis foram destinados às DDMs para substanciar as equipes.
Manadeira/Créditos: Terreno
Créditos (Imagem de revestimento): Foto: Imagem de krakenimages.com no Freepik
https://www.aliadosbrasiloficial.com.br/noticia/estado-de-sp-teve-1201-registros-de-estupro-em-fevereiro-recorde-para-o-mes-em-24-anos/Manadeira/Créditos -> Aliados Brasil Solene