O projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se tornando uma verdadeira aposta financeira. De combinação com levantamentos recentes realizados pelo Poder360 e pela Folha de S. Paulo, o governo federalista deve injetar tapume de 34 bilhões de reais em obras, programas sociais e, principalmente, em propaganda até o final de 2026. O que está em jogo? A tentativa de melhorar a popularidade do governo, mas a estratégia, por mais grandiosa que seja, pode trespassar mais faceta do que o esperado.
Bilhões em Obras e Programas Sociais
A reportagem de Poder360, publicada no final de fevereiro, revelou que o governo Lula planeja gastar tapume de 30,7 bilhões de reais em uma série de ações até o final do procuração. Entre os principais programas estão o Pé-de-Meia, o Mais Professores, o Farmácia Popular, o Gás para Todos e a política de liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O programa Pé-de-Meia, uma das iniciativas de maior dispêndio, deverá consumir 13 bilhões de reais em 2025. Porém, a oposição tem questionado esse valor, apontando que a fatura poderia estar mais próxima dos 15 bilhões de reais, um aumento considerável que pode gerar polêmica no porvir.
Propaganda: A Tática de Divulgação
Além dos investimentos em programas sociais, o governo Lula destina uma fatia significativa do orçamento para a divulgação de suas iniciativas. De combinação com a Folha de S. Paulo, incluindo estatais e autarquias, o valor talhado a propaganda pode atingir 3,5 bilhões de reais. Enfim, não basta exclusivamente realizar obras e lançar programas, é necessário que eles sejam devidamente comunicados à população, para gerar a sensação de que o Brasil se transformou, da noite para o dia, em uma país de primeiro mundo.
O Grande Dilema: Popularidade em Queda
Apesar de todo esse investimento bilionário, o maior duelo do governo Lula está em um oferecido preocupante: sua popularidade está em queda. As últimas pesquisas de opinião, realizadas por institutos uma vez que Quaest, AtlasIntel e Ipec, apontaram uma redução significativa na avaliação do presidente. A pesquisa mais recente do Ipec, por exemplo, mostrou uma queda de cinco pontos percentuais no número de brasileiros que consideram o governo Lula bom ou ótimo em exclusivamente três meses.
Essa queda na popularidade tem gerado preocupações dentro do PT, que vê o crescente desinteresse da população pelas tradicionais promessas de governo, uma vez que o Bolsa Família (atualmente substituído pelo Pé-de-Meia), uma vez que um sinal de mudança cultural no Brasil.
O Novo Perfil do Sufragista Brasílico
O brasílico de 2020, refletindo as mudanças econômicas e sociais, tem demonstrado um perfil mais liberal em relação à economia. Em outras palavras, o votante não defende mais com a mesma intensidade as bandeiras históricas do PT, uma vez que a CLT ou os programas sociais massivos. A crescente adoção de ideias mais conservadoras e de um oração de maior responsabilidade fiscal desafia o PT, que ainda não conseguiu se ajustar a essa novidade verdade política.
O PT parece estar perdido em relação a esse novo votante. Não bastam mais os discursos de redistribuição de renda ou promessas de benefícios sociais para ocupar a crédito da população. Um simples “museu de grandes novidades”, uma vez que o atual governo tenta apresentar suas ações, pode não ser suficiente para reconquistar a aprovação dos brasileiros.
A Falta de um Projecto Concreto
Ou por outra, o partido e o presidente Lula não parecem ter um projecto concreto para restabelecer a popularidade entre o eleitorado mais liberal. O Brasil está em um momento de transformação econômica e social, e a estratégia do governo, apesar dos bilhões investidos, pode não ser suficiente para inverter a percepção negativa que cresce a cada dia.
O Horizonte do PT: Sem Garantias de Sucesso
Em resumo, o PT parece estar em uma encruzilhada. Apesar de um investimento bilionário, os dados indicam que o governo Lula está longe de restabelecer a popularidade perdida. Não há quantia que consiga mudar a verdade política e cultural do país. O projeto de reeleição de Lula, por mais dispendioso que seja, ainda não tem garantias de sucesso nas urnas.
A única certeza que se pode ter é que o cenário atual é reptador e que, até 2026, muitas águas ainda vão rolar. Mas o governo do PT precisa urgentemente encontrar uma maneira de se reconectar com um eleitorado que, ao que tudo indica, já não responde mais uma vez que antes.
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https://partidobrasiloficial.com.br/2025/03/11/reeleicao-de-lula-um-projeto-de-pelo-menos-r-34-bilhoes/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=reeleicao-de-lula-um-projeto-de-pelo-menos-r-34-bilhoes / Manadeira/Créditos -> Partido Brasil Solene