A campanha para levar “Ainda Estou Cá” ao Oscar 2025 se tornou um fenômeno à segmento, com investimentos que já ultrapassam o próprio dispêndio de produção do filme. Embora os valores exatos não sejam divulgados, fontes da indústria estimam que os gastos com divulgação e eventos promocionais superam os R$ 45 milhões investidos na realização do longa, segundo o jornal Folha de S. Paulo.
Dissemelhante dos modelos tradicionais de campanha, centralizados por um grande estúdio, o longa de Walter Salles seguiu um caminho descentralizado, impulsionado pelo sucesso em festivais internacionais e pelo investimento de diferentes distribuidores ao volta do mundo.
O projeto começou a ser desenvolvido em 2015, mas só em 2021, no Festival de Cannes, o filme foi apresentado ao mercado e teve segmento de seus custos financiados pela pré-venda de direitos para distribuidores independentes de 21 países.
Com um orçamento exclusivamente privado, sem uso de verbas da Lei do Audiovisual, o filme foi vendido para 33 países e arrecadou mais de R$ 120 milhões em bilheteria internacional. Esse sucesso tornou a obra um resultado comercialmente poderoso, levando distribuidores internacionais a aumentarem os investimentos na campanha pelo Oscar.
A disputa pela estatueta envolve estratégias multimilionárias, porquê eventos, jantares, sessões especiais para membros da Ateneu e anúncios em veículos especializados.
Nos Estados Unidos, a campanha conta com o suporte da Sony Classics, que tem apostado mais em debates e exibições para votantes do Oscar do que em propagandas tradicionais. Walter Salles e Fernanda Torres participaram de mais de 50 sessões de perguntas e respostas promovidas pelo estúdio.
Outrossim, foi contratada a dependência ID PR, especializada em campanhas de premiação, para coordenar as ações em Los Angeles.
O investimento, que já ultrapassa o dispêndio da produção do filme, reflete a novidade dinâmica do Oscar, onde o caminho para a vitória exige mais do que somente um bom filme – é preciso erigir uma campanha global e altamente estruturada.
https://agoranoticiasbrasil.com.br/2025/02/o-investimento-na-corrida-pelo-oscar-supera-o-custo-de-producao-de-ainda-estou-aqui/ / Nascente/Créditos -> Agora Noticias Brasil