O ministro Alexandre de Moraes foi consultado sobre a nota do Itamaraty contra os Estados Unidos. A notícia absurda e que revela a situação deprimente da diplomacia brasileira, foi divulgada pela jornalista Isabel Mega, da CNN.
Transcrevemos:
“Meta indireto de críticas do governo Donald Trump, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), foi consultado pelo Itamaraty antes da publicação de uma nota de reação.
Moraes foi ouvido tanto sobre aspectos jurídicos quanto sobre o teor da postagem feita pelo Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos.
Até cá, a orientação do Ministério das Relações Exteriores era evitar uma escalada e não tombar em provocações. Isso, no entanto, mudou depois a postagem feita pelos americanos na rede social X e uma resposta começou a ser construída.
Fontes da diplomacia avaliam que a guerra está só começando e que houve uma ‘institucionalização’, ainda que o Departamento de Hemisfério Ocidental tenha um nível hierárquico menor. Isso porque o órgão não deixa de ser um braço simbólico do Departamento de Estado americano.
A publicação foi lida porquê uma ‘provocação’, o que não poderia render ao Brasil a posição de permanecer em cima do muro. A resposta do Itamaraty, publicada horas depois da postagem americana, foi milimetricamente pensada para vir em um tom ‘duro’ e ‘proporcional’.
Reservadamente, há uma avaliação de que se o governo Trump geminar a aposta e aumentar a pressão sobre o Brasil, a situação pode escalar. A orientação dada nesta quarta-feira (26) é não retroceder.
Sobre o ponto, o jurista André Marsiglia fez o seguinte glosa:
“Isso explica o tom pouco diplomático da diplomacia brasileira. O Estado comprou uma pendência que não era sua para tutelar o coligado do governo. Um erro estratégico contra-senso. Se o STF está exposto, os demais têm de conciliar. Agora, todos estão expostos.”
https://www.jornalbrasilonline.com.br/2025/02/moraes-foi-consultado-sobre.html/Natividade/Créditos -> JORNAL BRASIL ONLINE