A deputada federalista Duda Salabert (PDT-MG) apresentou, na semana passada, um projeto de lei que propõe a transferência temporária da sede do Governo Federalista para Belém, no Pará. A medida seria válida durante a realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), programada para sobrevir entre os dias 11 e 21 de novembro de 2025.
A parlamentar justificou que a iniciativa destaca a influência da Amazônia na agenda climática internacional e fortalece o papel do Brasil nas negociações sobre mudanças climáticas.
– A transferência reforça o protagonismo da Amazônia e facilita a interlocução entre autoridades brasileiras e delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento sítio durante o evento – declarou.
O projeto segue exemplo semelhante ao ocorrido em 1992, quando a capital do Brasil foi temporariamente transferida para o Rio de Janeiro para a realização da Repercussão-92.
Segundo Duda, a decisão demonstra o compromisso do país com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma vez que a ação contra as mudanças climáticas e o fortalecimento de instituições eficazes.
Caso revalidado, o projeto poderá convergir as atividades governamentais na região amazônica por dez dias. A parlamentar defende a teoria das sedes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário passarem a conduzir seus trabalhos de Belém até que a COP30 seja finalizada “pela premência de convergir as atividades governamentais na região amazônica durante” o evento. Informações Pleno News