Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (14) que deseja “provar” que governa o Brasil “melhor que os outros”. A fala foi realizada horas em seguida a divulgação da pesquisa Datafolha, que revelou um dos piores índices de aprovação dos três mandatos do petista. De entendimento com o levantamento, 41% dos eleitores consideram o governo de Lula “ruim” ou “péssimo”, o maior índice já registrado, enquanto 24% avaliam a gestão porquê “boa” ou “ótima”.
Em seu oração, o presidente se referiu ao cenário político atual porquê uma “era de racontar mentiras”, destacando a valimento de combater a desinformação. “Eu dediquei 2025 para expor aos companheiros da Vale: nós vamos derrotar a moca, porque nascente será o ano da verdade neste país. Eu quero provar que nós somos melhores que os outros para governar nascente país”, afirmou Lula, em evento realizado em Parauapebas, no Pará, para o proclamação de investimentos da Vale.
No evento, que marcou o lançamento do programa “Novo Carajás”, Lula também criticou as notícias falsas, comparando o Brasil à disseminação de mentiras nos Estados Unidos.
“Nós iremos derrotar a era da moca. Nós vivemos um período da era da moca e que o importante é racontar moca. O vil se tranca dentro do quarto, pega o telefone celular e fica inventando moca, fazendo provocação. Vamos ver o que está acontecendo nos Estados Unidos agora”, declarou.
O foco do evento foi o proclamação de R$ 70 bilhões em investimentos da Vale para a expansão da mineração em Carajás, região do Pará. O projeto, que visa a expansão da produção de ferro e cobre, contempla a geração de novos alvos e a ampliação do beneficiamento de minerais essenciais para a produção de aço virente e metal para a transição energética.
O programa “Novo Carajás”, com investimentos de 2025 a 2030, almeja impulsionar a redução das emissões de carbono, ao mesmo tempo em que retoma e amplia a produção de minerais estratégicos. Informações Jornal Brasil