A Bombril anunciou na noite desta segunda-feira que entrou com pedido de recuperação judicial. O pedido foi feito diante do impasse de aproximadamente R$ 2,3 bilhões em dívidas relacionadas ao que a empresa chamou de “contingências tributárias relevantes” .
Segundo a empresa, a dívida está relacionada a autuações da Receita Federalista por suposta falta de recolhimento de impostos incidentes em operações de obtenção de títulos de dívidas estrangeiros realizadas entre 1998 e 2001 pela companhia e por veículo do grupo empresarial italiano Cragnotti & Partners, na quadra controlador da Bombril, de concordância com a empresa.
A Bombril disse no enviado que sua diretoria reavaliou as chances de perda nos processos judiciais e discutiu alternativas para mourejar com a questão.
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Segundo o enviado, dada a relevância e o ressaltado valor envolvido, os diretores optaram pela recuperação judicial porquê saída para conduzir, de forma organizada, procedimento de adequação de estrutura de endividamento, proteger o caixa da Bombril e possibilitar a manutenção da normalidade operacional da empresa.
“A Diretoria considerou que o atual risco de perda nos Processos Judiciais representa prenúncio aos bons resultados contábeis que vêm sendo obtidos pela Bombril, expondo a Companhia a riscos considerados elevados, relacionados à reavaliação da sua capacidade de adimplência por segmento de fornecedores e financiadores e, no limite, à descontinuidade de determinadas relações comerciais e vencimento antecipado de dívidas”.
A empresa afirmou ainda que, através do processo de recuperação judicial, “será capaz de manter a sua capacidade operacional e regenerar adequadamente seu passivo, por meio de um processo célere e com o menor impacto provável aos direitos dos credores e às atividades operacionais.”
Listada na Bolsa, a Bombril fechou o dia em subida de 4,07%, valendo R$ 2,30.O pedido de recuperação judicial ocorre muro de dois anos depois de a empresa negar essa possibilidade, quando precisou recorrer a uma transmissão de direitos creditórios no valor de R$ 300 milhões, acendendo o sinal amarelo do mercado na quadra.
Fundada em 1948, a Bombril se consolidou porquê uma das principais fabricantes de produtos de limpeza no país, tendo a sua marca virado sinônimo de esponja de aço, seu principal resultado. A empresa também tem um portfólio de outros produtos, porquê detergentes, limpadores multiuso e desinfetantes.
A empresa ficou muito conhecida nos anos 1980 por suas campanhas publicitárias marcantes, mormente as estreladas por Carlos Trigueiro, que foi garoto-propaganda da marca por décadas e tornou popular o slogan a sentença “milénio e uma utilidades”.
Entre as décadas de 1990 e 2000, a empresa entrou em dificuldades financeiras e acumulou dívidas tributárias que agora pretende regenerar para manter suas operações e proteger seu caixa.