Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3), revela que, em um dos cenários simulados para o primeiro vez das eleições de 2026, os candidatos alinhados à direita acumulam 40% das intenções de voto, superando o presidente Lula (PT), que aparece com 28%. O estudo foi levado por meio de entrevistas presenciais com 4,5 milénio eleitores entre os dias 23 e 26 de janeiro.
No levantamento, um conjunto de nomes da direita formado pelo cantor Gusttavo Lima, o empresário Pablo Marçal (PRTB-SP), o deputado federalista Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), alcança os 40%. Dentro desse grupo, Lima e Marçal aparecem com 12% cada, enquanto Eduardo Bolsonaro registra 11% e Zema obtém 5% das intenções de voto.
Em outro cenário testado, no qual Eduardo Bolsonaro é substituído pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), a direita segue adiante de Lula, registrando 39% contra 30% do petista.
Nessa formato, Tarcísio lidera entre os nomes direitistas, com 13%, seguido por Gusttavo Lima (12%), Pablo Marçal (11%) e Romeu Zema (3%).
Aliás, vale ressaltar, a pesquisa não contou com o nome de Jair Bolsonaro. Ou seja, o caminho é a união da direita contra a esquerda…
O levantamento tem margem de erro de um ponto percentual para mais ou para menos e um nível de crédito de 95%.