Secção do teto da Igreja de São Francisco de Assis — conhecida uma vez que ‘Igreja de Ouro’ —, localizada no Meio Histórico de Salvador, na Bahia, desabou na tarde desta quarta-feira (5/2). De pacto com o Corpo de Bombeiros da Bahia, uma mulher morreu e outras cinco pessoas ficaram feridas.
Ainda segundo os bombeiros, três viaturas foram mobilizadas para o sítio, onde os militares realizaram buscas por possíveis vítimas adicionais e prestaram socorro aos feridos. Equipes do Serviço de Atendimento Traste de Urgência (Samu) também estiveram presentes para facilitar no atendimento.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros na íntegra:
“Uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas em seguida o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, no Pelourinho, na tarde desta quarta-feira (5). Três viaturas de bombeiros permanecem no sítio atendendo as vítimas e realizando buscas na espaço. Equipes do Serviço e Atendimento Traste de Urgência (Samu) estão no sítio e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado”.
Imagens do sinistro
Imagens registradas pela Resguardo Social de Salvador (Codesal) mostram os escombros dentro da igreja, com destroços de madeira espalhados pelo espaço talhado aos fiéis. A Igreja de São Francisco, construída entre os séculos XVII e XVIII, é considerada uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”.
A igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Vernáculo (Iphan). As causas do desabamento ainda são desconhecidas. O Correio solicitou um posicionamento ao Iphan. Até a publicação da reportagem, o órgão não respondeu.