O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou planos para financiar novos estúdios para um meio de televisão, que parece não ter conseguido atrair uma audiência significativa. Leste meio, chamado “PT SAT”, foi lançado uma vez que uma forma de informação direta do partido com seus apoiadores e a sociedade em universal, utilizando a margem Ku para transmissão via satélite. A iniciativa visa a produção de teor jornalístico e político, incluindo programas ao vivo, discursos do presidente Lula, e documentários, além de conteúdos educativos e de formação política.
O PT SAT foi uma resposta à negação de licença pública para operar um meio de TV e rádio na TV ensejo, conforme solicitado pelo partido ao Ministério das Comunicações. O meio opera no número 1313, refletindo o número do partido, e não depende de licença pública para funcionar, já que utiliza satélites para transmissão. Até agora, a programação tem sido experimental, focada em vídeos institucionais e programas já existentes no YouTube do partido.
Apesar dos esforços iniciais, o alcance do meio parece restringido. A teoria de investir em novos estúdios sugere um esforço para melhorar a qualidade da produção e, consequentemente, aumentar a visibilidade e o engajamento do público.
Leste investimento é visto uma vez que uma tentativa de expandir a presença do partido nos meios de informação, principalmente em áreas onde o chegada à internet pode ser restringido, mas onde a recepção de sinais via satélite é provável.
A Empresa Brasil de Informação (EBC), conhecida por sua função de informação pública, está envolvida neste novo empreendimento do PT. Há dois convênios que resultarão em repasses de R$ 2,6 milhões para financiar estúdios e programas jornalísticos ligados ao partido, especificamente à CUT (Mediano Única dos Trabalhadores) e a metalúrgicos, grupos tradicionalmente aliados ao PT. Leste movimento é secção de uma estratégia mais ampla para substanciar a informação política do partido.
A decisão de investir em novos estúdios para o PT SAT, mesmo diante de uma audiência aparentemente pequena, reflete a valor que o PT dá à informação direta com seus eleitores e simpatizantes. O partido procura, com isso, fabricar um meio de informação e formação política que possa contornar os meios de informação tradicionais, que muitas vezes são vistos uma vez que críticos ou não alinhados com a agenda do partido.