Os resultados definitivos para os candidatos que concorreram aos cargos de nível intermediário (Conjunto 8) do Concurso Público Pátrio Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”, para a primeira lista de classificação dos candidatos dos blocos 1 ao 7 e para a primeira lista de convocação para os cargos que possuem cursos de formação foram divulgados nesta terça-feira (4/2).
Tão logo os resultados vieram a público, canditados foram às redes sociais para reclamar que há falta de transparência na divulgação dos dados.
O que está acontecendo?
- Na manhã desta terça-feira (4/2), a Instauração Cesgranrio, secretária responsável pelo CNU, informou no site solene do concurso que a divulgação do resultado seria posposto posteriormente pacto judicial firmado com o Ministério Público Federalista (MPF). Entretanto, o resultado acabou sendo, na verdade, divulgado às 10h.
- Para ver o resultado é preciso acessar a superfície do candidato. No link foram divulgadas 173 listas, com a classificação por incumbência, de todos os blocos.
- As listas de convocação para cada um dos cargos que terão curso de formação também estão no site.
- Estão disponíveis as notas das provas objetiva e discursiva, a nota na avaliação de título, o resultado de bancas (PCD, Heteroidentificação, Indígena), a nota final ponderada e a classificação em cada incumbência.
- Também pode ser conferido se o candidato foi autenticado em vagas imediatas, em lista de espera ou cadastro suplente, assim porquê se o candidato foi convocado para curso de formação ou eliminado.
- Os candidatos também podem consultar os resultados individuais para cada um dos cargos em que se inscreveu. Porém, cada participante só aparecerá porquê autenticado em um incumbência, apesar de poder estar em diversas listas de espera dos cargos de sua preferência.
Entretanto, na rede social X, os canditados do concurso alegam falta de transparência na divulgação dos resultados. Veja:
“Eu realmente não entendi esse resultado, faltou nitidez”, afirma uma participante do CNU. Ela conta que o resultado aparece porquê “não se aplica” na classificação de preto, sendo que ela havia sido enquadrada anteriormente no processo de heteroidentificação.
“Esse CNU está sendo uma bagunça mesmo. Minha nota foi muito supra dos últimos aprovados em lista de espera e ainda assim consto porquê eliminado. Queria pelo menos entender o critério”, escreveu um candidato.
Em resposta, uma pessoa questiona se o motivo não seria as vagas para cotas. “Mesmo descontando as vagas de cotas não tá fazendo sentido cá. Tem incumbência que minha nota foi quase o duplo da nota de namoro na lista de espera. Falta transparência”, disse o mesmo candidato.
Outro participante afirma que o CNU é uma “palhaçada” ao concordar com um internauta que afirmou que a lista de cladsificação do concurso está “confusa demais”.
Uma pessoa classificada porquê “não se aplica” se revoltou na rede. “Que resultado é esse? Não passei, formosura, mas quero a minha classificação. Fui o último ou fiquei na beirada? Quem passou? Cadê a transparência. Que concurso falido. Esse tempo todo de espera e procrastinação para isso? Que engano”, desabafou.