O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou nesta segunda-feira (3/1) que chegou a um entendimento com Donald Trump para a suspensão temporária das tarifas comerciais entre os dois países. O convenção prevê uma pausa de 30 dias, um dia em seguida os Estados Unidos implementarem a taxação de 25% sobre produtos canadenses.
Posteriormente as sanções tarifárias impostas à Colômbia, Donald Trump voltou sua estratégia para Canadá, México e China. No último sábado (1º/1), o presidente norte-americano oficializou a tarifa de 25% sobre produtos canadenses e mexicanos, enquanto a China foi objectivo de uma taxação de 10%. Segundo Trump, a medida visa pressionar esses países a colaborarem no combate ao tráfico de drogas e à imigração proibido nos EUA.
A reação de Trudeau veio por meio de uma publicação no X, onde revelou ter conversado por telefone com Trump. Diante da potente pressão econômica, o premiê canadense cedeu e anunciou um projecto de US$ 1 bilhão para substanciar a segurança na fronteira entre os dois países.
Anteriormente, Trudeau chegou a ameaçar impor tarifas retaliatórias de 25% sobre produtos norte-americanos. No entanto, em seguida o contato com Trump, mudou de posição e detalhou novas iniciativas para sustar o tráfico de fentanil.
Em seu enviado, Trudeau destacou medidas concretas para substanciar a fronteira.
“Acabei de ter uma boa relação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso projecto de fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. Quase 10.000 funcionários da traço de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, afirmou o primeiro-ministro canadense.
Aliás, Trudeau indicou que atenderá a algumas exigências de Trump, incluindo monitoramento 24 horas por dia na região, a nomeação de um “czar do fentanil” e a classificação de cartéis porquê organizações terroristas.
O convenção firmado prevê a suspensão das tarifas por um período inicial de 30 dias, enquanto os países negociam possíveis termos para um entendimento econômico mais grande.
Trump comemora decisão
Pelas redes sociais, Donald Trump celebrou o desfecho e considerou a suspensão temporária das tarifas um progressão positivo.
“Estou muito satisfeito com esse resultado inicial, e as tarifas anunciadas no sábado serão pausadas por um período de 30 dias para ver se um convenção econômico final com o Canadá pode ser estruturado.
JUSTIÇA PARA TODOS!”, declarou o presidente norte-americano na Truth Social.