A deposição de Rodrigo Bocardi da TV Orbe, anunciada na última quinta-feira (30), pode ter sido motivada por sua participação em uma comemoração que reuniu políticos em Mongaguá, no litoral de São Paulo. O evento ocorreu na residência do prefeito da cidade, Paulo Wiazowski Rebento (PP), publicado porquê Paulinho.
De harmonia com informações do portal Leo Dias, Bocardi esteve na sarau em novembro de 2024, poucos dias posteriormente as eleições municipais. A presença do jornalista no natalício ganhou repercussão lugar, com registros fotográficos circulando nas redes sociais. Em uma das imagens, ele aparece ao lado do prefeito e de outras lideranças políticas.
Paulinho compartilhou um desses momentos em sua página, escrevendo:
“Momento incrível a celebração do natalício do meu colega e líder progressista Mané, e oportunidade de encontrar parceiros fundamentais para o progresso de Mongaguá. Obrigado pela noite memorável”, mencionando também um senador e outros políticos.
Ou por outra, uma página pública no Facebook, chamada “Eu moro em Mongaguá”, indicou que Bocardi esteve na cidade no dia 23 de janeiro. Um morador comentou que o jornalista estava “visitando e mostrando a cidade”. Coincidentemente, na mesma semana, o Bom Dia São Paulo exibiu uma reportagem sobre Mongaguá.
A Orbe, em nota solene, justificou o desligamento de Bocardi alegando “descumprimento de normas e éticas do jornalismo”. A emissora reforçou sua política de não comentar decisões relacionadas a compliance.
Rodrigo Bocardi trabalhava na Orbe desde 1999 e esteve adiante do Bom Dia São Paulo desde 2013, além de ter atuado porquê apresentador substituto no Jornal Pátrio, Jornal Hoje e Jornal da Orbe.