O senador Eduardo Girão, candidato do Novo à presidência do Senado, afirmou, em entrevista a O Contraditor, que a proposta de exórdio do voto nessas eleições foi prejudicada pelo receio de parlamentares de apoiarem um candidato mútuo a Davi Alcolumbre (União-AP)-favorito na disputa- e em seguida, enfrentarem dois anos de isolamento na Vivenda Legislativa.
“A gente sabe que muitos parlamentares têm terror de se expor porque passariam dois anos com um presidente que não votou, sabendo do isolamento – o que o Pacheco fez com a oposição – e em vez da oposição continuar firme, potente, ela adere“.
“Carguinho cá e ali”
O parlamentar acrescentou que a população não foi convencida pelo argumento de que a ocupação de um espaço na Mesa-Diretora justifica a adesão de partidos, uma vez que o PL de Jair Bolsonaro, ao base a Davi Alcolumbre.
Essa é a argumentação usadas por líderes da legenda para fundamentar a escolha feita pelo candidato do centrão. “A população não entrou nessa narrativa de que carguinho cá e ali justifica um base a Alcolumbre. Isso é o que eu considero uma grande vitória da Cidadania. O basileiro não egoliu isso”.
Alcolumbre e o PT
Girão também considera que a provável eleição de Davi Alcolumbre vai dar sustenção ao governo Lula na relação com o Congresso. “Não é atoa que ele é o candidato do PT e do Lula. Ele é uma peça importante [para a relação de Lula com o Congreso]”.
Apesar do base de Alcolumbre na interlocução com o Congresso, o senador não acredita que a relação do Legislativo com o Parlamento vai continuar “porque ele [o Governo] não faz o obrigação de Vivenda”.
O parlamentar fez menção aos últimos dois anos, quando, segundo ele, a oposição conseguiu desgastar o governo Lula, mesmo sem ter espaço na Mesa Diretora.
“Esse governo Lula está agonizando. Uma irresponsabilidade completa. Nós mostramos, sendo oposição de verdade, sem percentagem nenhuma, sem ter lugar na mesa, conseguimos trazer várias vezes [o governo] para cobrar explicação, e isso vai fazendo também um desgaste, porque eles são incompetentes”. Informações O Contraditor