Um fenômeno curioso viralizou ao incubar e confundir internautas. Nas imagens, centenas de aranhas parecem estar voando. As cenas foram capturadas por um usuário do Instagram.
O fenômeno é geral na região de São Thomé das Letras, em Minas Gerais, onde é sabido uma vez que “chuva de aranhas”. O portal LeoDias conversou com Ighor Fernandes, técnico de laboratório na Universidade Guarulhos e rabino em ciências ambientais pela UNG e especialização em animais de interesse em saúde.
Ighor explica o fenômeno: “Quem é responsável por ele é uma aranha do gênero Parawixia. Ele acontece porque essas aranhas, nessa idade do ano, fazem teias gregárias para tomar presas durante a noite e durante a manhã, e também auxiliam na reprodução”.
Publicidade
Ele diz que não é toda aranha que faz esse tipo de teia: “É um comportamento dissemelhante entre as aranhas. É mais relacionado a esse gênero, mesmo. Mas ela é muito geral nessa secção de Minas, e também muito geral no interno de São Paulo durante essa idade do ano, para esse processo de reprodução e para facilitar na sustento, porque fazendo essas teias grandes facilita a obtenção de presas”. Ele explica que essas presas são insetos voadores.
Ighor também cautela para que não coloquem lume nas teias, pois elas podem estar presas a árvores e postes, e o lume pode promover acidentes.
Manancial/Créditos: Leo Dias