Na última sexta-feira (24), um avião (Airbus A350-1000) da companhia British Airways foi atingida por um relâmpago. O caso ocorreu durante a tarde, quando a avião estava estacionada no recinto de manobras do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
O caso foi registrado em um vídeo, que viralizou nas redes sociais e foi citado até na prensa britânica.
De concordância com a concessionária GRU Airport, a descarga elétrica não causou danos significativos à avião. Em nota, a empresa disse que a manutenção da companhia aérea foi prontamente acionada e iniciou as inspeções preventivas. Procurada pela reportagem, a British Airways não se manifestou.
– O incidente ocorreu devido à fundura da empenagem da avião, que pode aumentar a verosimilhança de incidência durante tempestades elétricas. No entanto, eventos porquê oriente são raros, e aeronaves modernas são projetadas para suportar descargas elétricas de forma segura – informou.
No dia em que o caso foi registrado, houve uma poderoso chuva acompanhada de rajadas de vento e saraiva, que durou murado de duas horas, alagou ruas e até mesmo estações de metrô.
Além do incidente com o avião na sexta, as condições meteorológicas adversas causaram outros transtornos operacionais, segundo a GRU Airport. No totalidade, 24 voos precisaram ser alternados para outros aeroportos, dos quais 22 retornaram a GRU posteriormente. Houve ainda o cancelamento de 15 pousos e 18 decolagens. A chegada de tripulantes também foi impactada pelos ventos e chuvas, atrasando o início de algumas operações. As informações são do Estadão. Assista inferior: