Neste sábado (25), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) criticou Lula (PT) e a primeira-dama Janja. Ele se manifestou, por meio das redes sociais, em função da subida no preço dos mantimentos.
O senador reagiu ainda depois uma novidade medida do governo, sobre diferença na regra do prazo de validade dos mantimentos, ter derribado por terreno, na última quarta-feira (22), diante da repercussão negativa que recebeu.
Ao longo da quarta-feira, veio a público a informação de que o governo analisava uma proposta da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) para mudar o padrão utilizado no Brasil para apresentar o prazo de validade dos mantimentos, que passaria a trazer a informação “de preferência antes de” em vez de “válido até”, uma vez que é feito atualmente.
Em meio à repercussão, o ministro-chefe da Mansão Social, Rui Costa, negou a possibilidade de mexer na regra do prazo de validade dos mantimentos adotada no país. Segundo ele, a medida proposta “não é a cultura do Brasil”.
Flávio Bolsonaro destacou que Janja e Lula “estão cagando para os brasileiros”.
– Esse parelha está cagando para os brasileiros.
Na prática, o padrão proposto pela Abras faz com que a data de validade expirada do iguaria não signifique que o resultado não está mais adequado para consumo, mas que a qualidade dele terá de ser aferida sensorialmente por quem vai adquiri-lo, visto que o foco do prazo não é expor se um item é seguro para ser consumido, mas se ele guarda todas as características originais.
De convenção com a associação, o noção, chamado de “best before” (melhor antes, em tradução literal), já é praticado nos Estados Unidos, União Europeia, Reino Unificado e Canadá.