O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, anunciou a proibição da ingressão no país de aviões norte-americanos com migrantes colombianos deportados pelos Estados Unidos. O veto foi enviado por meio de uma publicação em seu perfil no X. Nela, Petro afirmou que “os Estados Unidos não podem tratar os migrantes colombianos uma vez que delinquentes”.
– Desautorizo a ingressão de aviões norte-americanos com migrantes colombianos ao nosso território – escreveu Petro.
O gerente do Executivo colombiano ainda defendeu que os Estados Unidos estabeleçam um protocolo que garanta um tratamento digno aos migrantes antes que a Colômbia aceite recebê-los de volta.
Publicidade
A enunciação do presidente da Colômbia ocorre em meio a um cenário de endurecimento das políticas migratórias nos Estados Unidos pelo presidente Donald Trump. Nos primeiros dias do seu novo procuração, ele reforçou ações de deportação em volume de pessoas em situação ilícito de diversas nacionalidades.
Neste sábado (25), 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegaram ao Aeroporto Internacional de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em uma avião KC-30 da FAB. O voo partiu de Manaus, onde os passageiros haviam desembarcado na sexta-feira (24) em seguida o avião oriundo do território norte-americano apresentar problemas técnicos.
*AE