Um vídeo que circula pelas redes sociais captou o momento exato em que um avião foi atingido por um relâmpago em Guarulhos, no Aeroporto Internacional de São Paulo, o maior do país. O incidente aconteceu durante uma tempestade na tarde desta sexta-feira (24), quando o padrão Airbus A350-1000, da companhia British Airways, estava estacionado no recinto, ainda sem passageiros. De harmonia com o site especializado Aeroin, a cena foi flagrada no Terminal 3 do aeroporto.
Identificada pela matrícula G-XWBE, a avião tinha uma vez que rumo o Aeroporto Internacional de Heathrow, em Londres, na Inglaterra. Depois o ocorrido, o veículo passou por uma inspeção, que atrasou o voo atrasou em 6h30.
Segundo o Aeroin, a incidência de raios em aviões comerciais, uma vez que o que acometeu o réplica da British Airways, é “relativamente generalidade” e as aeronaves mais são projetadas para enfrentar essas “eventualidades”. Isso porque, já na construção, elas adquirem características que permitem uma rápida dissipação daecarga elétrica gerada por um impacto de relâmpago.
Publicidade
Desse modo, a fuselagem metálica atua uma vez que uma espécie de “gaiola de Faraday” e distribui a vigor na superfície externa do veículo. Com isso, os dados na segmento interna são minimizados.
Ongoing ! A spectacular catch of a lightning strike on the vertical stabilizer upper part of a British Airways Airbus A350-1041 aircraft aircraft (G-XWBE) at the Sao Paulo Guarulhos International Airport (GRU) on 24 January.
Aircraft with a scheduled departure of 4:20 PM lugar… pic.twitter.com/97A9b0pua7
— FL360aero (@fl360aero) January 25, 2025
Manancial/Créditos: O Mundo
Créditos (Imagem de envoltório): Foto: @fl360aero