Uma proposta para mudar a Constituição dos Estados Unidos foi apresentada pelo deputado republicano Andy Ogles, do Tennessee, com o objetivo de permitir que Donald Trump concorra a um terceiro procuração. A teoria desafia a 22ª Emenda, que desde 1951 estabelece o limite de dois mandatos para qualquer presidente.
Caso aprovada, a modificação constitucional permitiria que Trump disputasse a presidência novamente em 2028, em seguida concluir seu segundo procuração. O texto da emenda proposta estabelece que um presidente pode executar até três mandatos, desde que não sejam consecutivos. Isso mina a possibilidade de ex-presidentes uma vez que Barack Obama e George W. Bush, que cumpriram dois mandatos consecutivos, se beneficiarem da mudança.
Para que a proposta avance, ela precisa ser aprovada por dois terços da Câmara dos Deputados e do Senado, além de ratificada por pelo menos 38 dos 50 estados. Alternativamente, seria necessária a convocação de uma Convenção Constitucional.
Nesse cenário, dois terços dos estados (34) precisariam ratificar a convocação, que daria início ao debate sobre alterações constitucionais. Qualquer emenda resultante dessa convenção ainda teria de ser ratificada por 38 estados, ou seja, suas legislaturas estaduais — compostas por representantes locais eleitos — precisariam votar em prol, tanto na convocação quanto na aprovação final.
Apesar das dificuldades para a aprovação, a proposta deixa evidente o tamanho da influência de Donald Trump, além de mostrar uma vez que seus aliados já estão se movimentando e planejando seus próximos passos, indo além do procuração atual. Jornal da cidade