A cidade de São Paulo está enfrentando condições climáticas adversas nesta sexta-feira (24), com a Resguardo Social emitindo alerta severo sobre a chuva poderoso que atinge diversas regiões da capital. A cidade entrou em estado de atenção para alagamentos a partir das 15h30, e o Núcleo de Gerenciamento de Emergências (CGE) confirmou a presença de áreas de instabilidade devido à combinação de brisa marítima, calor e subida umidade.
A previsão é de que a chuva continue durante as próximas horas, com potencial para rajadas de vento, alagamentos, queda de árvores e até mesmo a formação de saraiva, principalmente nas Zonas Oeste, Setentrião, Leste e no Núcleo de São Paulo. O alerta também se estende para áreas próximas às marginais Tietê e Pinheiros, além de diversos bairros, uma vez que as Zonas Sul e Sudeste.
O clima instável pode resultar em temporais localizados nos próximos dias, com temperaturas abafadas, e a chegada de uma frente fria ao litoral paulista no domingo (26) deve intensificar as chuvas, podendo suscitar alagamentos e transtornos em várias áreas. No sábado (25), dia do natalício da cidade, a previsão é de calor intenso com chuvas típicas de verão no final da tarde, podendo gerar mais dificuldades, uma vez que a elevação das cotas dos rios e córregos.
A situação segue sendo monitorada de perto, e a população é orientada a permanecer atenta aos alertas da Resguardo Social e a evitar áreas de risco.