O grande evento de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será realizado nesta segunda-feira (20). Ao contrário dos outros ex-presidentes, o republicano quebrou o protocolo e convidou vários líderes estrangeiros para o evento, além de empresários da dimensão da tecnologia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não comparecerá ao evento, mas será representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti. Uma comitiva de 21 parlamentares do PL, Novo, Republicanos e Podemos estarão presentes na posse. Michelle Bolsonaro representará o ex-presidente Jair Bolsonaro, que não pode ir devido ao bloqueio de seu passaporte.
O presidente da Argentina, Javier Milei, foi convidado e estará presente. Nayib Bukele, presidente de El Salvador, e Giorgia Meloni, premiê da Itália, também foram convidados e poderão estar presentes. Xi Jinping, presidente da China, foi convidado e será representado por Han Zheng, enquanto Viktor Orbán, presidente da Hungria, não comparecerá.
Barack Obama, ex-presidente dos EUA, e a esposa, Michelle, também foram convidados, mas somente o Barack irá. George W. Bsh e Laura Bush também marcarão presença no evento, assim uma vez que Bill e Hillary Clinton e Joe Biden e a primeira-dama Jill.
Do ramo da tecnologia, vários empresários foram convidados e estarão presentes. São eles: Elon Musk (Tesla, SpaceX e X), Jeff Bezos (Amazon e Blue Origin), Mark Zuckerberg (Meta), Sam Altman (OpenAI), Sundar Pichai (Google), Shou Chew (TikTok), Satya Nadella (Microsoft) e Tim Cook (Apple).
Apresentações musicais
A estrela da música country Carrie Underwood será uma das atrações especiais da posse e cantará a música “America the Beautiful”. O tenor de ópera Christopher Macchio cantará o hino vernáculo, “The Star-Spangled Banner”. Lee Greenwood, divulgado pela música “God Bless the USA” também se apresentará.
Posse de Trump
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, assumirá a cadeira de 47º presidente do país nesta segunda-feira (20). A cerimônia teve início às 8h do horário de Brasília, com a triagem de segurança do evento. Oficialmente, a posse começa às 11h30 do horário de Brasília com as apresentações musicais. É provável observar ao evento pelo Meato da Vivenda Branca (The White House) no YouTube e pelas emissoras de televisão internacionais.