Neste domingo (19), o senador Shane Jett, do estado de Oklahoma, nos Estados Unidos, enviou uma missiva formal ao ministro Alexandre de Moraes e aos demais integrantes do Supremo Tribunal Federalista (STF), solicitando a restituição do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No documento, Jett sustenta a premência de prometer a liberdade individual, valor que diz ser precípuo tanto na Constituição brasileira quanto na tradição democrática dos Estados Unidos.
“Em nome da liberdade individual, princípio consagrado tanto na Constituição brasileira quanto na tradição democrática americana, e em consideração ao papel do Brasil uma vez que ator global no cenário político e econômico, apelo para que a restituição do passaporte de Jair Bolsonaro seja concedida”, escreveu Shane Jett, identificando-se uma vez que membro do Senado de Oklahoma.
Até o momento, não houve resposta solene do STF sobre o ofício. Bolsonaro está com o passaporte retido em razão de investigações judiciais em curso e teve pedidos anteriores de restituição negados pela Namoro.