Steve Bannon afirmou que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL – SP) será presidente do Brasil em um “horizonte não tão distante”. Sabido pelo trabalho uma vez que estrategista e ex-assessor de Donald Trump, ele é um dos mentores dos bolsonaristas.
O que aconteceu
- Bannon tem aproveitado que políticos de direita de diferentes partes do mundo estão nos Estados Unidos (EUA) para a posse de Donald Trump para realizar alguns encontros.
- Um deles foi um almoço realizado neste domingo (19/1), que contou com a presença de parlamentares brasileiros do Partido Liberal (PL), uma vez que Eduardo Bolsonaro.
- No evento, o trumpista defendeu a teoria de que o deputado chegará ao incumbência mais cimalha da política brasileira. “Essa é uma das pessoas mais importantes no nosso movimento pela soberania ao volta do mundo. E acho que um dia, e em um horizonte não tão distante, [será] o presidente do Brasil”, disse.
- Eduardo concordou com a possibilidade e defendeu que a direita pode voltar ao poder no Brasil, em 2026, com a eleição do pai dele, Jair Bolsonaro. Vale lembrar que o ex-presidente está inelegível posteriormente decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por agravo de poder e uso indevido dos meios de notícia durante a campanha de 2022.
- Steve Bannon também aproveitou o momento e criticou o roupa de Jair Bolsonaro não ter sido autorizado a viajar para escoltar a posse de Trump nos EUA. Ele afirmou que o político é um “lutador pela liberdade”.
- O passaporte de Bolsonaro está retido pela Polícia Federalista por motivo das investigações sobre o provável envolvimento dele com os planos de um golpe de Estado, em 2022.