O presidente eleito dos Estados Unidos sinalizou que deve protelar a suspensão do TikTok por 90 dias via ordem executiva antes de sentenciar se a plataforma será ou não proibida no país. Em enunciação à NBC neste sábado (18), ele afirmou que, caso de indumento opte pelo procrastinação, anunciará na próxima segunda-feira (20).
– A extensão de 90 dias é alguma coisa que provavelmente será feita, porque é favorável. Se eu sentenciar fazer isso, farei o proclamação na segunda-feira – disse o republicano.
A fala ocorre depois a Suprema Golpe do país confirmar, nesta sexta-feira (17), a constitucionalidade da lei que obriga a venda do TikTok. De convenção com o tribunal, a medida não viola a Primeira Emenda da Constituição americana, que garante a liberdade de sentença no território estadunidense.
Em resposta, o TikTok disse aos seus usuários que será “forçado a permanecer fora do ar” nos EUA a partir deste domingo, a menos que o presidente Joe Biden suspenda a decisão. O democrata, mas, disse que deixará o objecto para ser determinado pelo seu sucessor devido ao pequeno período restante de seu mandto.
A enunciação de Trump ocorre depois ele conversar por telefone com o presidente da China, Xi Jinping, sobre o tema. Na ocasião, o próximo líder da Mansão Branca disse estar hipotecado em encontrar uma solução para manter o TikTok no país.
A suspensão da plataforma, que possui murado de 170 milhões de usuários no país, está relacionada às preocupações envolvendo a segurança vernáculo. Há o temor que a China, principal oponente econômico dos EUA, utilize as coletas de dados contra a país norte-americana.