Em um vídeo divulgado, o grupo terrorista Hamas mostrou a libertação das reféns israelenses Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, que estavam em cativeiro na Fita de Gaza desde os ataques de 7 de outubro de 2023. A liberação, que ocorreu na manhã deste domingo, faz secção de um concórdia de cessar-fogo entre Israel e Hamas.
No vídeo, membros do Hamas entregam “sacolas de presentes” e “certificados” às reféns antes de serem libertadas. Segundo relatos, as sacolas continham fotos das mulheres durante o período de cativeiro. A filmagem também mostra os reféns sendo conduzidos por um grupo de militantes armados até um ponto de encontro mediano em Gaza, onde centenas de palestinos estavam reunidos, cantando e celebrando.
As três mulheres foram logo entregues à Cruz Vermelha. No vídeo, um representante da Cruz Vermelha é visto assinando um documento fornecido pelos operativos do Hamas antes da entrega das reféns.
No contextura do concórdia de cessar-fogo entre Israel e Hamas, as três mulheres israelenses foram libertadas em seguida mais de um ano de cativeiro. As reféns são Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari, conforme confirmado pelo Fórum das Famílias de Reféns e Desaparecidos.
O grupo terrorista Hamas divulgou um vídeo de propaganda mostrando a libertação das reféns Romi Gonen, Emily Damari e Doron Steinbrecher, que estavam em cativeiro na Fita de Gaza. As três mulheres foram libertadas neste domingo porquê secção de um concórdia de cessar-fogo entre Israel… pic.twitter.com/0prIrRUdSh
— Jornal Brasil (@SigaGazetaBR) January 19, 2025