Três mulheres israelenses, com idades entre 24 e 31 anos, serão libertadas neste domingo, 19, pelo Hamas porquê segmento de um concordância de cessar-fogo na Tira de Gaza.
Elas integram o primeiro grupo de 33 reféns previstos para liberação nos próximos dias.
Romi Gonen, de 24 anos, foi sequestrada em 7 de outubro de 2023 durante o ataque ao festival Supernova, no deserto de Negev.
Ela foi baleada pelos terroristas enquanto fugia do sítio em um carruagem com amigos. Ferida, conseguiu vincular para a mãe e relatou o ataque. “Eles atiraram em mim, mãe, estou sangrando. Todos no carruagem estão sangrando.”
A jovem sofreu graves ferimentos na mão, que agora apresenta sinais de necrose. Recentemente, sua família recebeu informações de que ela está viva, mas em estado crítico, precisando urgentemente de atendimento médico.
Emily Damari, de 28 anos, possui dupla nacionalidade britânica e israelense.
Cresceu em Londres e se mudou para Israel aos 20 anos, onde viveu no kibutz Kfar Aza, no sul do país.
Durante o ataque terrorista de 7 de outubro, foi baleada na mão, atingida por estilhaços na perna, vendada e levada no porta-malas de seu próprio carruagem até Gaza.
A mãe de Emily acredita que a saúde da filha está se deteriorando rapidamente e teme por sua vida.
Doron Steinbrecher, de 31 anos, enfermeira veterinária, também vivia no kibutz Kfar Aza.
Ela foi sequestrada dentro de sua própria mansão durante o ataque do Hamas.
Detalhes sobre seu estado de saúde permanecem desconhecidos, mas sua família foi informada de que ela faz segmento do grupo a ser libertado hoje.
Tratado de cessar-fogo
As três reféns fazem segmento da primeira lanço de um concordância de cessar-fogo entre Israel e Hamas. A trégua deveria estrear às 8h30 no horário sítio (3h30 em Brasília), mas foi adiada para as 11h15 devido ao demorado na entrega dos nomes das reféns pelo grupo terrorista.
Em troca da libertação das três mulheres e de outros reféns ao longo das próximas semanas, Israel se comprometeu a soltar centenas de prisioneiros palestinos.
A expectativa é que a libertação das reféns ocorra por volta das 16h no horário sítio (11h de Brasília). Elas serão entregues em pontos de recepção preparados por Israel ao longo da fronteira com Gaza, porquê as localidades de Erez, Re’im e Kerem Shalom.
Sequestrados pelo Hamas
O Hamas sequestrou 251 pessoas durante o ataque de 7 de outubro de 2023, que marcou o início da guerra.
Até agora, 157 reféns foram resgatados. Segundo o jornal Haaretz, 96 ainda estão sob controle do grupo, e 36 foram confirmados mortos.
As negociações futuras abordarão a reconstrução de Gaza e o retorno de todos os corpos de reféns.
Entre os reféns listados para essa primeira lanço, de concordância com o Haaretz, estão os irmãos Bibas, Ariel e Kfir, levante último sequestrado quando tinha somente dez meses.