Neste sábado (18), o deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou uma postagem da jornalista Eliane Cantanhêde, da GloboNews. O parlamentar reagiu posteriormente a profissional se manifestar sobre a prenúncio de deportação do TikTok nos Estados Unidos.
– EUA expulsando o Tik Tok? E a “liberdade de sentença”? E a “livre concorrência”? – escreveu Cantanhêde.
Nikolas deixou um parecer:
– Eliane, não critique medidas públicas – é delito – rebateu.
Nos stories do Instagram, ele exibiu o trecho de um observação da jornalista, defendendo que “desacreditar e testilhar medidas públicas, é delito”.
A Suprema Incisão dos Estados Unidos havia rejeitado uma ação do TikTok, que tentou uma manobra para evitar o deportação da plataforma no país. A rede social chinesa alegou que a proibição viola a Constituição estadunidense, mas a Justiça determinou que a lei que pode derrubar o site entre em vigor.
Com a ação, o TikTok corria risco ser renegado dos Estados Unidos neste domingo (19), um dia antes da posse do presidente eleito Donald Trump.
Durante o governo de Joe Biden, foram emitidos vários alertas a plataforma de que existia um “risco” de segurança pátrio devido a relação do site com a China.
Trump sinalizou que deve protelar a suspensão do TikTok por 90 dias via ordem executiva antes de determinar se a plataforma será ou não proibida no país. Em enunciação à NBC, neste sábado (18), ele afirmou que, caso de trajo opte pelo protraimento, anunciará na próxima segunda-feira (20), dia de sua posse presidencial.