O ex-chanceler brasílico e ex-motorista do guerrilheiro Marighella, Aloysio Nunes, afirmou, em entrevista ao jornal O Mundo, que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, “não é um boboca porquê Bolsonaro”.
“Ele elaborou um programa terrível, com uma visão sobre o papel dos EUA no mundo. Trump não é um boboca porquê Bolsonaro. Ele tem um projecto elaborado”, declarou Nunes, que atuou porquê chanceler durante o governo de Michel Temer (MDB), no primeiro procuração de Trump.
Transmigração e Tarifas
Nunes destacou que o Brasil precisa estar sisudo a questões porquê transmigração e tarifas comerciais, afirmando que Trump utiliza tarifas porquê “arma de guerra”. O ex-chanceler comparou declarações do republicano sobre a Groenlândia e o Conduto do Panamá a falas de Adolf Hitler sobre a conquista do Leste Europeu, indicando uma postura expansionista de Trump em questões internacionais.
Durante sua gestão no Itamaraty, Nunes enfrentou dois problemas específicos com o governo Trump: o aumento de tarifas sobre o aço e o alumínio brasileiros e a questão migratória. “Houve brasileiros que estavam nos EUA ilegalmente e foram deportados. Separaram pais de filhos, foi um problema sério, uma situação muito delicada. Nosso consulado, principalmente em Boston, se desdobrou para minimizar os impactos dessa decisão”, relatou o ex-chanceler.
Nunes alertou que o tema da transmigração será novamente um repto no segundo procuração de Trump, com impactos para a comunidade brasileira nos Estados Unidos.
Relação Brasil-EUA e Negócio de Alcântara
Apesar das tensões, Nunes mencionou um paisagem positivo da relação bilateral durante o governo Temer: a retomada das negociações sobre o conformidade de salvaguardas tecnológicas para o uso da base de Alcântara.
“O Brasil tem atributos que interessam aos EUA, assim porquê eles têm atributos que nos interessam. Tem que sentar à mesa e ver porquê é verosímil compatibilizar. Trump é um varão que vem do mundo dos negócios, ele faz negócios”, afirmou.