Nesta quinta-feira (16), integrantes do Congresso dos Estados Unidos se manifestaram sobre a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federalista (STF), que negou a liberação do passaporte ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele fosse à posse do presidente Donald Trump. Nas redes sociais, o perfil do Partido Republicano no Comitê de Relações Exteriores da Câmara afirmou que o líder da direita brasileira é um “patriota” e um “camarada da América”.
Ao rejeitar o pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA, Moraes afirmou que o ex-presidente segue dando indícios de que pode tentar evadir do Brasil para evitar uma eventual prisão. Ele seguiu o posicionamento da Procuradoria-Universal da República, que apontou que não há interesse público na viagem, pois o político conservador “não exerce função que confira status de representação solene do Brasil à sua presença na cerimônia solene nos Estados Unidos”.
– Jair Bolsonaro é um camarada da América e um patriota. Ele deve receber permissão para comparecer à posse do presidente Donald Trump – afirmou o Comitê.