A possante chuva que atinge várias cidades do litoral de Santa Catarina nesta quinta-feira (16) já alagou ruas, deixou moradores desabrigados e tem afetado diversos setores das cidades de Balneário Camboriú, Governador Celso Ramos, Itapema e Camboriú. As quatro cidades decretaram emergência.
Na capital Florianópolis, os estragos começaram a ser sentidos no início da tarde e resultam em vias interditadas, acidentes de trânsito e linhas de ônibus suspensas
Não há informações sobre feridos, mortos ou desaparecidos. Às 13h, a Resguardo Social divulgou os maiores acumulados das últimas seis horas:
Publicidade
- Tijucas, na Grande Florianópolis -> 166,4 milímetros
- Camboriú, no Litoral Setentrião -> 162,3 milímetros
- Balneário Camboriú, no Litoral Setentrião -> 134,3 milímetros
- Itapema, no Litoral Setentrião -> 42,6 milímetros
-
“A previsão é de que as chuvas sigam intensas nas próximas horas, com a possibilidade de novos acumulados significativos”, informou a Resguardo Social.
Um dos pontos críticos para a mobilidade da região, a BR-101 registrou uma cascata na região do Túnel do Morro do Boi, em Balneário Camboriú. Já no chegada à cidade, a marginal da rodovia ficou alagada e carros foram flagrados submersos (assista supra).
Principais ocorrências
Balneário Camboriú
- Uma família precisou transpor de morada por risco de deslizamento;
- vias alagadas e interditadas;
- 14 unidades de instrução foram atingidas;
- Trechos da BR-101 alagados;
-
- idosa foi retirada de morada por conta do volume de chuva e está desalojada;
- Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças e o Meio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), no meio da cidade, atingidos pela chuva.
- Deslizamento de terreno bloqueou a via do Caminho de Cabeçudas;
Avenida Margem-rio em Itajaí — Foto: Morgana Fernandes/NSC TV
Rua alagadas em Itajaí, no Litoral Setentrião de SC — Foto: Morgana Fernandes/NSC
Camboriú
- Diversas ruas e bairros alagados;
- Prenha deu à luz em morada posteriormente permanecer ilhada em meio a dilúvio;
- Três abrigos provisórios foram abertos para receber famílias que precisarem deixar as casas;
Bairro onde pejada de 35 semanas deu à luz posteriormente permanecer ilhada em SC — Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação
Governador Celso Ramos
- Alagamentos em vias públicas, residências e prédios públicos
- Queda da base do quartel dos bombeiros da cidade;
- Cratera na Avenida Francisco Wollinger;
- Muros rompidos pela força da chuva;
- Deslizamento em estradas;
Itapema
- Alagamentos pontuais;
- Crianças foram retiradas às pressas de creche inundada pela chuva;
Orientações a alertas
A Resguardo Social de Santa Catarina emitiu alertas geológicos para risco de movimento de solo nas cidades ao longo da costa do Plebeu Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
“Os municípios mais afetados incluem Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Camboriú, na região do Plebeu Vale do Itajaí, além de Florianópolis, Tijucas e Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis”.
Alerta sumo de deslizamentos na região de Balneário Camboriú — Foto: Resguardo Social/Divulgação
Com as condições climáticas instáveis, o órgão orienta a população das áreas mais críticas, localizadas no Plebeu Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, a redobrar a atenção e seguir as recomendações das autoridades locais. Medidas preventivas, porquê a evacuação de áreas de risco, podem ser adotadas para minimizar danos e prometer a segurança.
Confira os demais pontos de atenção:
- Em tempos de condições climáticas adversas e com o risco de deslizamentos aumentado, a prevenção é a melhor forma de proteger a vida e o patrimônio.
- A população deve seguir as orientações das autoridades locais, porquê evitar áreas de risco, permanecer atenta a possíveis mudanças nas condições meteorológicas e se preparar para possíveis emergências.
- O monitoramento manente dos alertas meteorológicos e geológicos é necessário para uma resposta rápida e eficiente a qualquer eventualidade.
-
Natividade/Créditos: G1
Créditos (Imagem de cobertura): Foto: Prefeitura de Camboriú/Divulgação