Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) teriam demonstrado desconforto diante da repercussão negativa das novas regras da Receita Federalista (RF) para monitoramento do Pix. Para eles, a confusão seria ainda resultado da carência de um debate político prévio, um tanto que não foi feito pelo ministro da Rancho, Fernando Haddad.
Ou por outra, não houve discussão interna no governo sobre a mudança no Fisco, segundo o Poder360, de onde são as informações.
Para o PT, a falta de discussão sobre o tema não viabilizou uma avaliação abrangente dos impactos políticos e a elaboração de uma estratégia de informação mais eficiente.
Integrantes do partido acreditam ainda que Haddad acumula medidas que foram mal comunicadas à população, gerando desgaste para o governo Lula (PT).
A regulamentação em questão estabelece que as instituições financeiras devem informar à Receita Federalista todas as transações financeiras que ultrapassem R$ 5 milénio para indivíduos ou R$ 15 milénio para empresas em um único mês.