Um procurador da Polícia Social de São Paulo, identificado uma vez que Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 33 anos, foi assassinado a tiros na manhã desta terça-feira (14), na Granja Santo Antônio, Zona Sul da capital paulista. O delito foi registrado por uma câmera de segurança que capturou todos os momentos da abordagem violenta. (Vídeo no final da material).
O procurador, que havia assumido a função há somente dois meses, estava caminhando pela passeio quando foi abordado por um criminoso, que estacionou uma motocicleta e se aproximou dele. No vídeo, é verosímil ver o momento em que o suspeito revistou o policial e, ao perceber que ele estava armado, disparou várias vezes contra o agente. Em seguida os disparos, o bandido fugiu rapidamente, voltando para a moto e deixando o procurador derrubado no sítio.
Josenildo Belarmino tentou se esconder detrás de um carruagem, mas não resistiu aos ferimentos e morreu depois ser socorrido e guiado ao Hospital do Campo Limpo.
Publicidade
Procedente de Gravatá, Pernambuco, Josenildo começou sua curso na Polícia Social de São Paulo em maio de 2024, quando foi confirmado em concurso público para o função de procurador. Ele foi recentemente confirmado em um concurso para procurador em Pernambuco e, de convénio com informações da polícia, estava prestes a retornar para o seu estado natal.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo lamentou a morte do procurador e informou que o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) está conduzindo as investigações, com suporte da 6ª Delegacia Seccional. Até o momento, não há informações sobre a localização do suspeito ou se há outros envolvidos no delito.
Um procurador foi morto em um assalto na Zona Sul de São Paulo. O caso aconteceu nesta terça-feira (14). pic.twitter.com/YO7LK2AQd2
— Brasil Urgente (@brasilurgente) January 14, 2025
Manadeira/Créditos: Publicação Brasil
Créditos (Imagem de toga): Reprodução