O prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira (PP), morreu na manhã dessa terça-feira (14), aos 82 anos. Biu de Lira, uma vez que era sabido, fazia tratamento contra um cancro e estava internado desde o dia 31 de dezembro no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, depois ser submetido a uma cirurgia de emergência. Ele morreu depois uma paragem cardíaca.
Benedito de Lira era pai do deputado federalista por Alagoas e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP). Ele era casado com Tereza Palmeira, e além de Arthur, ele tinha duas filhas, Adriana e Aline.
A assessoria do deputado confirmou a morte de Benedito de Lira por meio de nota (confira a nota completa aquém).
Publicidade
A Prefeitura da Barra de São Miguel decretou luto solene de três dias depois a morte do gestor municipal. O Governo do Estado também decretou luto por três dias. Com a morte de Biu, quem assume o função é o vice-prefeito, eleito em 2024, Henrique Alves Pinto (PP), de 42 anos.
Oriundo de Junqueiro, no interno do estado, Benedito de Lira se formou em Recta pela Universidade Federalista de Alagoas (Ufal) em 1972. Na vida política, ele ocupo os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federalista e senador. Biu também foi candidato à vice-governador de Alagoas em 1998.
Em 2024, Benedito de Lira foi reeleito prefeito de Barra de São Miguel ao ocupar 68,12% dos votos válidos, equivalente a 4.563 votos, contra Floriano Melo (MDB), que obteve 31,88%. Já com a saúde debilitada, Biu não compareceu à posse no dia 1º de janeiro de 2025.
“No dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, submeteu-se a um procedimento cirúrgico de emergência e estava internado no Hospital Arthur Ramos, na capital alagoana. Nesta terça-feira, o coração do eterno senador Biu parou de escadeirar, deixando um legado de trabalho e de dedicação em obséquio do povo alagoano”, diz a nota envida pela assessoria do Arthur Lira.
Manadeira/Créditos: G1
Créditos (Imagem de toga): Foto: Assessoria/Arthur Lira