Há três dias, no último sábado (17), a ativista climática infantil Licypriya Kangujam denunciou em suas redes sociais que sua mãe foi vítima de um assalto no Rio de Janeiro enquanto ambas estavam na cidade porquê convidadas especiais do G20 Talks. Apesar da seriedade do caso e do impacto da denúncia, a prensa brasileira e internacional permanece em silêncio integral, sem qualquer repercussão sobre o incidente.
No relato, a jovem indiana revelou que dois assaltantes em uma bicicleta roubaram a manante de ouro de sua mãe e que, mesmo com a polícia próxima, nenhuma ação foi tomada. “A manante de ouro da minha mãe foi roubada por dois garotos enquanto andávamos no Rio de Janeiro. E ninguém nos ajudou a pará-los, nem mesmo a polícia, quando o ladrão fugiu na frente deles em uma bicicleta”, escreveu Licypriya.
A ativista ainda mencionou o desamparo que sentiu diante do ocorrido. “O governo do Brasil nos convidou para comparecer ao #G20Brazil porquê convidados especiais. Isso nunca é esperado. Estamos desamparados. Por obséquio, ajude-nos.”
Segundo ela, sua equipe havia solicitado medidas de segurança ao departamento de informação do Gabinete do Presidente, mas foi informada de que tudo estaria sob controle devido ao esquema de subida segurança do evento. “Eles falharam em nos fornecer quaisquer medidas de segurança na chegada. Isso é muito lastimoso e estamos muito decepcionados.”
A Investida criminosa aconteceu durante a cúpula do G20, realizada no Brasil, que reuniu líderes mundiais para discutir questões globais, porquê a crise climática. No sábado (16), Licypriya participou de um tela no evento, onde defendeu a urgência de ações climáticas.